Não confunda bancos tradicionais com bancos de investimentos, os chamados BIs. Estes reúnem seus recursos através de operações ativas de médio e longo prazo. Então, são especializados em financiamentos, aquisição de títulos, vendas de cotas de fundos de investimentos, repasses de empréstimos, etc.
Eles se diferenciam também por não permitirem abertura de conta corrente aos seus clientes, atuarem como instituições financeiras única e exclusivamente de caráter privado e sempre se denominarem sociedades anônimas.
Além disso, têm relacionamentos com outras empresas sem a necessidade de intermediários. Entenda a seguir o funcionamento dos BIs e qual a sua importância no mercado financeiro.
Como funciona um banco de investimento?
A função dos bancos de investimento é captar dinheiro para poder emprestar a outras pessoas e empresas.
Eles reúnem recursos através da emissão de Certificados de Depósitos Bancários (CDB) e de Recibos de Depósitos Bancários, além de vender cotas de fundos de investimento e se responsabilizar por repasses de recursos internos e externos.
Seu dinheiro é direcionado para companhias que compram bens de capital ou pessoas cujo interesse esteja na subscrição de debêntures e ações.
Aqui no Brasil, a atuação desse tipo de instituição financeira junto ao setor estatal é bastante restrita e os BIs estão proibidos de se vincularem a empreendimentos imobiliários, exceto através de Certificados de Recebíveis Imobiliários.
As principais operações feitas em um banco de investimento são:
- Emissão de títulos
- Emissão de debêntures
- Assessoria financeira e de investimentos
- Administração do capital de terceiros (recursos e fundos de investimento)
- Financiamento de atividades produtivas de empresas
- Financiamento de capital fixo e de giro
- Aporte ou compra de títulos ou valores imobiliários
- Empréstimos (depósito e repasse)
- Operações de participação societária
- Operação de Oferta Pública Inicial (IPO) para abertura de capital
Quem fiscaliza os bancos de investimento?
Como outras instituições financeiras, são fiscalizados e regularizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Normativas instituídas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também são válidas nos bancos de investimento. Assim como definições da Bolsa de Valores (B3), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Anbima.
Apesar de regularizados pelo mesmo órgão, BIs diferem de bancos comerciais e de corretoras de valores em diversos aspectos. Confira nos próximos tópicos!
Diferença entre banco comercial e banco de investimento
Enquanto BIs são instituições privadas voltadas a quem pretende investir na Bolsa de Valores, bancos comerciais ou comuns podem também ser públicos. Outras diferenças importantes entre as duas instituições são mais bem visualizadas quando apresentadas em formato de comparativo.
Como você vê na tabela:
Existem ainda os bancos múltiplos, que geralmente possuem as duas opções de carteiras.
Diferença entre banco de investimento e corretoras de valores
Corretoras de valores também fazem operações financeiras, mas não são bancos. Elas compram e vendem seus títulos diretamente na Bolsa de Valores e administram alternativas de diversas instituições ao mesmo tempo, só que todas as opções são diferentes das apresentadas por BIs ou bancos múltiplos.
Confira as principais características de um banco de investimento em comparação às de corretoras de valores:
Quais os melhores bancos de investimento?
Se você estiver em busca de um BI para escolher, faça uma lista de bancos de investimento que tenham serviços e atendimento adequados aos seus interesses e suas necessidades. Pense também em quem melhor pode ajudar você na hora de declarar investimentos no Imposto de Renda. Essas instituições podem ser múltiplas e até mesmo digitais.
Trouxemos duas listas que podem interessar e uma delas apresenta os principais bancos múltiplos do País, enquanto a outra informa bancos digitais que podem ser boas alternativas.
5 melhores bancos múltiplos que atuam como BIs
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Santander
- Itaú
- Caixa Econômica Federal
10 melhores instituições financeiras digitais para quem busca por BI
- Inter
- BTG Pactual
- Sofisa Direto
- Nubank
- C6 Bank
- BS2
- Modalmais
- Banco BMG
- Next
- Banco Pan
Como saber se BI é uma opção para você?
Em primeiro lugar, pense sobre bancos de investimento se você for empreendedor(a). Depois, leve em consideração seus planos e objetivos futuros. Os BIs podem ser uma ótima alternativa quando empresas querem crescer ou estão precisando de mais capital de giro.
Escolheu um banco de investimento ou múltiplo? Lembre-se de declarar adequadamente o Imposto de Renda sobre investimentos e conte com especialistas através de plataformas como a Leoa+, se precisar.
Ações também precisam entrar na declaração de IR. Caso contrário, você terá problemas com o fisco.
O post Banco de investimento: entenda o que é apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui