O Banco Central (BC) criará novos rankings Top 5 para as seguintes projeções: Longo Prazo anual – IPCA – Ano Seguinte; Longo Prazo anual – Preços Administrados – Ano Corrente; Longo Prazo anual – Preços Administrados – Ano Seguinte; Móvel mensal – IPCA acumulado nos próximos 12 meses; e Móvel mensal – IPCA acumulado nos 12 meses terminados no 24º mês à frente.

Em agosto de 2020, o BC passou a coletar expectativas mensais para o IPCA até o 25º mês à frente. Com a divulgação da nova interface de coleta das expectativas de mercado, em janeiro de 2021, essas projeções passaram a integrar o sistema informatizado, sendo completadas pelas projeções de taxa de câmbio e taxa Selic, até o 24º mês, e de PIB, até o 8º trimestre. Anteriormente, o prazo para as projeções mensais ia até o 18º mês ou 6º trimestre.

A criação dos novos rankings Top 5 é uma continuidade desses aprimoramentos do Sistema Expectativas de Mercado. Os novos rankings buscam estimular o desenvolvimento dos métodos de projeção dos agentes de mercado para prazos mais longos, alinhados com o horizonte relevante para a política monetária, e reconhecer e premiar as melhores projeções.

A primeira data de referência para a coleta dessas projeções será 23 de abril de 2021. Clique para maiores informações metodológicas sobre esses novos rankings Top 5.

Por Banco Central do Brasil

O post BC divulga criação de novos rankings Top 5 apareceu primeiro em Contabilidade na TV.

Fonte: Contabilidade na TV