A dúvida se biomédico pode ser MEI não é incomum entre profissionais da área, sobretudo os recém-formados. 

Afinal, com um CNPJ, é possível explorar com muito mais desenvoltura as oportunidades do mercado, seja na indústria cosmética, alimentícia ou em clínicas de reprodução humana e manipulação genética.

Vamos descobrir, então, se biomédico pode ser MEI? 

Biomédico pode ser MEI?

Não, biomédico não pode ser MEI

Para exercer legalmente a biomedicina, o profissional precisa ter curso superior e registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). 

Trata-se, portanto, de uma profissão regulamentada e incompatível com o propósito do Microempreendedor Individual (MEI). 

lista com as ocupações permitidas é definida pelo CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional) e divulgada no Portal do Empreendedor.

Ao pesquisar se biomédico pode ser MEI, você verá que a profissão não aparece entre as atividades permitidas.

Se biomédico não pode ser MEI, como ter minha empresa?

biomédico não pode ser MEI, mas pode abrir sua empresa de outras maneiras, como veremos a seguir.

Quanto à natureza jurídica 

Um dos primeiros passos é escolher a natureza jurídica da empresa, ou seja, como será sua composição societária.

As principais são:

  • Empresário Individual (EI): a legislação diz que “não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística”, portanto, é importante observar que tipo de atividade o biomédico pretende exercer. Se não houver impedimento, poderá ser Empresário Individual e abrir seu CNPJ sem sócio. Uma observação importante é quanto à responsabilidade ilimitada, ou seja, o empresário responde com seus bens pessoais caso haja problemas com a empresa
  • Sociedade Limitada (LTDA): caso decida ter sócios, o biomédico pode escolher um dos tipos de sociedade limitada, inclusive a Sociedade Simples (profissionais da mesma área). Nesse tipo jurídico, há a separação entre o patrimônio pessoal e jurídico
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): criada pela Lei da Liberdade Econômica, a SLU permite ao biomédico abrir uma empresa sem sócio e com a vantagem de também resguardar o patrimônio pessoal em caso de problemas com os negócios. 

Quanto ao porte

Mesmo que o biomédico não possa ser MEI, seu negócio pode ser enquadrado como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Os limites de faturamento em 2022 são: 

Ambos os portes podem optar pelo Simples Nacional, regime tributário simplificado que reúne em uma única guia, o DAS, até oito tipos de tributos com alíquotas mais baixas. 

Quanto um biomédico paga de impostos?

Caso a empresa do biomédico seja optante pelo Simples Nacional, a cobrança de impostos poderá ocorrer de duas maneiras, dependendo do Fator R:

1. Pelo Anexo III, em que as alíquotas variam de 6% a 33% sobre a receita

2. Pelo Anexo V, com alíquotas que variam entre 15,5% e 30,5%

Para ser tributada pelo Anexo III, a empresa deve gastar 28% ou mais do total da receita com folha salarial. 

Caso o percentual seja menor do que 28%, a tributação ocorre pelo Anexo V, com alíquotas mais altas principalmente nas primeiras faixas de receita.

Como vimos, biomédico não pode ser MEI, mas pode abrir sua empresa de outras maneiras e explorar as diversas oportunidades que o mercado oferece.

Se é disso que precisa, temos uma ótima notícia para você. 

Na Contabilix, negócio de contabilidade online especializado em micro e pequenas empresas, você abre seu CNPJ de graça e 100% pela internet.

Ao se cadastrar em nossa plataforma e preencher os dados solicitados, nossos contadores elaboram o contrato social e escolhem o melhor porte e natureza jurídica para o seu negócio.

Se tiver dúvida, estamos à disposição no WhatsApp e em outros canais de comunicação.

Por Jean Bitar, fundador e CEO da Contabilix, empresário no mercado de Tecnologia desde muito cedo, formado em Ciência da Computação e Ciências Contábeis, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil.

Original de Contabilix

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui