Oito entre dez brasileiros querem sair às compras na Black Friday. É o que aponta uma pesquisa da plataforma de e-commerce Mercado Livre. De acordo com o levantamento, 85% das pessoas devem gastar na compra de produtos nos dias próximos a 29 de novembro. O resultado é cinco pontos percentuais superior ao apurado no ano passado. A maioria dos consumidores (70%) já está planejando o que deve comprar e o cartão de crédito (54%) e o pix (19%) aparecem como as formas de pagamento que serão mais utilizadas.
Por isso, se o empreendedor ainda quiser aproveitar o momento para faturar um pouco mais com essa data comercial que já se consolidou no calendário brasileiro, o Sebrae garante o acesso a uma série de conteúdos que possibilitam que o pequeno negócio seja inserido no mercado digital. São capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a gestão de negócios digitais. Confira aqui.
Atualmente, a instituição possui parcerias estratégicas com grandes empresas como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Getninjas, que facilitam o acesso dos pequenos negócios ao comércio digital, oferecendo estrutura, visibilidade e suporte técnico. Além disso, o Sebrae conta um convênio com os Correios para apoiar na digitalização dos pequenos negócios, proporcionando um suporte adicional para questões logísticas.
Outro parceiro que vai reforçar os esforços em prol dos empreendedores é o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) que firmou uma parceria com a Amazon Brasil para capacitar os donos de pequenos negócios e impulsionar o e-commerce.
Muitos negócios ainda não estão totalmente integrados às plataformas digitais, o que abre um vasto campo de oportunidades. O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos.
William Almeida, gestor de mercado digital do Sebrae.
Em relação às vendas neste fim de ano, o gestor do Sebrae orienta ainda melhorar a presença do pequeno negócio no ambiente digital, com as redes sociais, reforçar a logística das entregas para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado voltadas ao marketing, gestão e vendas.
Fonte: SEBRAE
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