Para que uma excelente venda aconteça, seja nas grandes ou nas pequenas empresas, é preciso planejamento e preparação da equipe de vendedores. Ninguém quer passar pela experiência de estar em uma loja e o vendedor desprezar sua vontade em adquirir o produto que você tanto deseja e tentar te persuadir a comprar outra mercadoria. Ou pior, te ignorar.
As variáveis para que uma compra não aconteça – independente do produto que você ofereça – são inúmeras: desde a falta de produto na loja até a má localização do seu estabelecimento. Entretanto, quando um cliente em potencial entra ou acessa o seu negócio, você tem 20% de chance de efetuar a venda “à primeira vista”, e apenas 10% “à segunda vista”. Ele não está “dando só uma olhadinha” sem interesse, algo chamou sua atenção e, nem que seja curiosidade para saber o valor do produto, ele entrou procurando por algo. É sua função entender o que ele procura, despertando o interesse, transformando a curiosidade em desejo e oferecendo um motivo para adquirir o produto.
Estimular o desejo de compra imediata no cliente é uma das mais difíceis conquistas. Muitas vezes, você irá se deparar com pessoas com o propósito claro e dinheiro para a compra, mas sem a segurança se deve fazê-lo ou se deveria esperar um pouco mais. Induzir o cliente sem dar a ele a certeza que aquela é uma ótima aquisição até pode te dar uma venda, mas provavelmente será a última. Mensagens como “últimos itens disponíveis” ou “oferta válida enquanto durar o estoque” demonstram ser bastante eficazes com determinados clientes.
$(document).ready(function() { $(‘.owl-carousel’).owlCarousel({ loop:true, margin:10, autoWidth:false, nav:true, dots: false, navText : [‘‘,’‘], responsive:{ 0:{ items:1 }, 600:{ items:2 }, 1000:{ items:4 } } }) })
Entretanto, o empreendedor não deve ser míope e ignorar outros fatores que impedem a venda. Por mais útil e necessário que seja o que você vende, por melhor e mais atraente que o seu produto possa parecer, o valor cobrado sempre será uma variável importante. Digo, não é ofertar a preço de banana, mas oferecer condições de pagamento atraentes, com parcelas favoráveis e condições para a fidelização do cliente.
Por que a sua mercadoria, o seu principal produto, é importante para as pessoas? Elas deveriam comprar com você por qual motivo? Você passa confiança quando fala sobre ele? Esses fatores são decisivos na hora da compra. Se o proprietário, a equipe de vendas e o marketing trabalham em conjunto e dão segurança ao consumidor que aquela é a melhor decisão e o seu produto é essencial, a conversão de desejo em realidade será efetiva e lucrativa.
É fundamental que o dono de negócio esteja alinhado com sua equipe de vendas para despertar o desejo, passar confiança e segurança no produto, simplificar o pagamento e fazer o acompanhamento no pós-venda — ponto fundamental do qual muitos se esquecem.
Não é a fórmula do sucesso, mas é o primeiro passo para que a sua empresa cresça e prospere. Lembre-se! A ajuda de um especialista pode te ajudar.
Alvaro Oliveira: Empresário, investidor-anjo em startups e Coach de Negócios.
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }
O post Boas vendas: 6 passos para ótimos resultados apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui