Nesta semana, o governo federal realizará o pagamento do Bolsa Família referente a parcela do mês de janeiro. Os pagamentos terão início na próxima quarta-feira, dia 18 e seguirão até o próximo dia 31 de janeiro.
A parcela de janeiro do Bolsa Família terá o valor de R$ 600 por família, assim como este será o valor oficial durante todo o ano, conforme Medida Provisória (MP), assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Bolsa Família retorna este ano e entrará no lugar do Auxílio Brasil, sancionado na época pelo ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro.
Cadastro no Bolsa Família
Como estamos em um momento de transição entre o Auxílio Brasil e o retorno do Bolsa Família, muitas famílias estão se questionando sobre a continuidade ou não do pagamento mensal.
Todavia, podemos adiantar que independente do Auxílio Brasil ou Bolsa Família, qualquer família que permanece nas regras de concessão do benefício e se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza terão acesso aos R$ 600.
Famílias que estão em dúvidas e gostariam de consultar o pagamento deste mês podem utilizar os seguintes canais de atendimento.
Telefones:
- Central de atendimento do Ministério da Cidadania, pelo número 121;
- Central de atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 111.
Através de aplicativos de celular:
- Consulta pode ser feita pelo app do Auxílio Brasil (Android e iOS);
- Através do app do Caixa Tem (Android e iOS);
- Pelo app do CadÚnico (Android e iOS);
Calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos do Bolsa Família é o mesmo do Auxílio Brasil, ou seja, é escalonado com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social), e será pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. Confira o cronograma de janeiro:
- NIS final 1: 18 de janeiro
- NIS final 2: 19 de janeiro
- NIS final 3: 20 de janeiro
- NIS final 4: 23 de janeiro
- NIS final 5: 24 de janeiro
- NIS final 6: 25 de janeiro
- NIS final 7: 26 de janeiro
- NIS final 8: 27 de janeiro
- NIS final 9: 30 de janeiro
- NIS final 0: 31 de janeiro
Número de beneficiários deve diminuir em 2023
O número de beneficiários do Bolsa Família deve diminuir em 2023, tendo em vista que o governo já divulgou que realizará um novo pente-fino no CadÚnico, para verificar quais famílias que estão recebendo o benefício, não fazem mais jus ao recebimento.
Em 2022, mais de 21 milhões de famílias tiveram acesso ao Auxílio Brasil, onde, deste número, mais de 8 milhões foram incluídas somente no ano passado.
O objetivo do novo pente-fino não é prejudicar ou cortar as famílias que fazem jus ao benefício, mas sim, verificar se algumas famílias que não estão mais na regra de concessão ainda estão recebendo, para poder abrir espaço para que mais famílias possam entrar no programa social.
O post Bolsa Família começa a essa semana, veja se seu cadastro está confirmado apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui