Com mais de 44 mil micro, pequenas e médias indústrias atendidas, o Programa Brasil Mais Produtivo, que conta com o Sebrae como um dos executores, comemorou dois anos de atuação durante o Festival Curicaca 2025, que teve início nesta terça-feira (7), em Brasília. O objetivo da iniciativa federal é aumentar a produtividade e promover transformação digital dessas empresas.

Na cerimônia de abertura do Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do fomento à inovação e da competitividade que o programa, juntamente com a estratégia Nova Indústria Brasil (NIB) vem implementando.

“Estamos trabalhando por uma indústria mais competitiva, que com a Reforma Tributária simplifica os impostos e desonera os investimentos e a importação. Ela também precisa ser mais sustentável e inovadora. Com as universidades, institutos de pesquisa, todos juntos, poderemos avançar mais”, disse o vice-presidente da República.

Alckmin destacou a inovação para aumentar a competitividade da indústria | Foto: Lidia Rosetti

Brasil Mais Produtivo

A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são executores do programa.

A porta de entrada do Brasil Mais Produtivo, disponível para empresas industriais de qualquer lugar do país, é a Plataforma de Produtividade, que pode ser acessada pelo site do Brasil Mais Produtivo. Além de um diagnóstico gratuito da empresa, o programa federal oferece serviços de consultoria, educação profissional e apoio financeiro para melhorar a gestão, otimizar processos e promover o uso de tecnologias na empresa, pilares indispensáveis para a competitividade dos negócios.

Foto: Lidia Rosetti

Saiba mais

O Sebrae também está presente no Festival Curicaca 2025. A iniciativa tem o propósito de reunir empresas, instituições de ensino e pesquisa, governos, estudantes e a comunidade criativa em torno da promoção de inovações e práticas sustentáveis na indústria brasileira. O evento busca incentivar o uso racional dos recursos naturais, gerar ganhos de competitividade e consolidar as diretrizes do programa Nova Indústria Brasil (NIB).

O Festival será realizado até 11 de outubro, na Arena BRB (Mané Garrincha). O evento conta com um ecossistema diversificado de atividades, incluindo exposições, seminários, hackathons, mostras tecnológicas e programação cultural espalhados pela cidade.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui