O Seminário de Internacionalização, que integra a programação oficial do Web Summit 2025, destacou nesta segunda-feira (10), em Lisboa, o crescente protagonismo do Brasil na agenda de sustentabilidade e da bioeconomia. Logo na abertura, o anúncio do investimento em três startups brasileiras desse setor deram o tom da participação nacional no evento e reforçou o compromisso do país com soluções tecnológicas que conciliam desenvolvimento e preservação ambiental.

Na visão de Cristina Mieko, head de Startups do Sebrae, o resultado demonstra que o Brasil não apenas acompanha o ritmo do debate global, mas avança com exemplos concretos no ano em que a realização da COP30 coloca o Brasil no centro das atenções internacionais. “Começar com o reforço de investimento em três startups de bioeconomia mostra o alinhamento com nossas fortalezas de sustentabilidade. O Brasil está comprometido com essa agenda”, afirma.

As empresas selecionadas integram programa brasileiro voltado à bioeconomia amazônica, que oferece aceleração e bolsas de apoio empreendedor por seis meses. A partir de um grupo de 15 negócios, uma curadoria do Sebrae em parceria com organizações portuguesas escolheu cinco finalistas. Após etapas de preparação e apresentações internacionais, três delas foram selecionadas para receber aporte, sendo duas lideradas por mulheres:

  • Bio 6, que desenvolve tecnologia avançada para limpeza de água
  • Sintropia, marca de cosméticos com foco em impacto ambiental reduzido
  • Wood Chat, solução de rastreabilidade da madeira para evitar irregularidades

Seminário de Internacionalização mostrou a força das startups brasileiras no evento | Foto: Divulgação

Delegação robusta e foco em conexões estratégicas

A presença brasileira no Web Summit é uma das maiores já registradas: cerca de 380 empresas de todas as regiões do país compõem a delegação nacional. O Sebrae aposta na força dessa diversidade para gerar negócios e expandir a atuação das startups brasileiras no mercado internacional. “Estamos focando muito em conexões, porque queremos que as startups alavanquem resultados reais”, explica Cristina.

A agenda do dia incluiu o Business Global Connection, organizado em parceria com empresa portuguesa para reunir delegações da Áustria, Alemanha, Espanha e outros países, além de fundos de investimento, hubs de inovação e grandes corporações. O encontro adotou um formato de pitches reversos e mesas abertas de atendimento, permitindo que todas as startups interessadas dialogassem diretamente com atores estratégicos internacionais.

Tínhamos o desafio de volume, então optamos por um formato mais livre, que garantisse oportunidade de fala para todas as startups. Depois, medimos a qualidade dessas conexões: se geraram follow-up, interesse de negociação ou novos contatos. A rodada foi aberta a todas as empresas da missão que se sentiam preparadas para apresentar seus projetos.

Cristina Mieko, head de Startups do Sebrae

Resultados acumulados e fortalecimento da imagem do país

Cristina Mieko ressalta que os resultados obtidos pelo Sebrae nos últimos anos já mostram impacto direto na internacionalização, atração de investimentos e geração de negócios. “Além de fortalecermos a imagem do Brasil como produtor de tecnologia, garantimos resultados concretos para o ecossistema de inovação”, conclui.

Com investimentos confirmados, delegação robusta e conexões em expansão, o Brasil consolida no Web Summit Lisboa 2025 sua posição como polo global de soluções sustentáveis e de bioeconomia, em sintonia com as expectativas e as oportunidades abertas pela COP30.

Fonte: SEBRAE
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