
• Datatech projeta mais de 14 milhões de ocorrências até o fim de 2025;
• Bancos e instituições financeiras são alvo de 6 a cada 10 tentativas de golpes;
• Faixa etária economicamente ativa, de 26 a 50 anos, lidera com 58,9% das ocorrências.
O Brasil registrou 10.886.982 tentativas de fraude no acumulado de janeiro a setembro de 2025, um aumento de 28,6% em relação ao mesmo período de 2024, com uma ocorrência a cada 2,2 segundos. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, e evidenciam a rápida evolução das táticas criminosas no ambiente digital na comparação anual. A companhia projeta que, mantido o ritmo observado, o país deve ultrapassar 14 milhões de tentativas de fraude até o fim do ano. Abaixo, confira o gráfico do detalhamento mês a mês das tentativas de fraude:
![]() |
“O avanço das tentativas de fraude acompanha diretamente o crescimento das transações digitais no país. À medida que consumidores e empresas aceleram sua presença online, também se expande o espaço de atuação dos criminosos, que exploram cada ponto vulnerável das jornadas digitais”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez. “Esse cenário reforça a necessidade de que as tecnologias antifraude evoluam no mesmo ritmo da digitalização, combinando camadas de proteção, como biometria, análise de dispositivos e comportamento, para bloquear riscos antes que se convertam em prejuízo”, completa.
Bancos e serviços financeiros concentram a maior parte das tentativas de fraude
Ao todo, bancos, emissores de cartões e instituições financeiras concentram 60% das tentativas de fraude mapeadas nos nove primeiros meses do ano. Isoladamente, o setor de “Bancos e Cartões” respondeu por 52,3% das ocorrências, enquanto as “Financeiras” representaram 7,7% do total.
Ainda de acordo com o executivo, esse recorte mostra como os fraudadores priorizam ambientes em que conseguem monetizar rapidamente as diligências, ao mesmo tempo em que exploram em outros setores. Os segmentos de “Serviços”, “Telefonia” e “Varejo”, por serem múltiplos pontos de acesso para cadastros, assinaturas e transações online, compõem um ecossistema de risco que atravessa todo o mercado de consumo digital. Confira abaixo a distribuição das tentativas de fraude por setor entre janeiro e setembro de 2025 e a comparação com o mesmo período do ano anterior:

Golpistas visam pessoas economicamente ativas
As vítimas de 26 a 50 anos concentram, em conjunto, 58,9% de todas as tentativas de fraude mapeadas no período, evidenciando que o foco dos criminosos recai justamente sobre o público em plena atividade econômica e com maior intensidade de uso dos canais digitais. Especificamente, consumidores entre 36 e 50 anos respondem por 33% das ocorrências, enquanto o grupo de 26 a 35 anos concentra 25,9%. Confira abaixo um gráfico com detalhamento da distribuição das fraudes por idade:

“Na prática, os dados indicam que quase seis em cada dez diligências fraudulentas miram pessoas em idade produtiva, com maior acesso a crédito, serviços financeiros e compras online. Mas é importante dizer que, embora menos presentes em volume relativo, as ocorrências que miram públicos mais jovens e mais velhos ainda são alarmantes e têm aumentado acompanhando o ritmo da aceleração da digitalização. Os golpistas estão cada vez mais espertos e usufruindo de ferramentas para fazer fraudes mais rapidamente e de maneira cada vez mais personalizada”, declara Sanchez.
Fraudes são identificadas sobretudo por checagem cadastral e validação biométrica
Na análise por modalidade de detecção, as inconsistências cadastrais seguem como principal frente de identificação das tentativas de fraude, respondendo por 51,4% das ocorrências mapeadas entre janeiro e setembro de 2025. Em seguida, aparecem as validações ligadas à autenticidade de documentos e biometria, que concentraram 33% das diligências, enquanto os comportamentos suspeitos em dispositivos, como padrões associados a históricos de fraude, representaram 15,6% dos casos.
“Fraudadores estão o tempo todo testando novas brechas e formatos de ataque, por isso as empresas precisam estar sempre um passo à frente, combinando diferentes tecnologias de autenticação de identidade”, argumenta Sanchez. “Uma proteção em camadas é essencial para transformar dados em proteção real, identificando as tentativas de fraude ainda na origem.”
Sudeste concentra quase metade das tentativas de fraude no país
De janeiro a setembro de 2025, o Sudeste respondeu por 5,2 milhões de tentativas de fraude, o equivalente a 48,2% do total mapeado no período, mantendo-se como a região mais visada do país. Em seguida aparecem o Nordeste, com cerca de 2,1 milhões de ocorrências, e o Sul, com 1,7 milhão. Já Centro-Oeste e Norte somaram juntas aproximadamente 1,7 milhão de tentativas. Veja no gráfico abaixo o total de cada região do país e o ranking individual por Unidades Federativas (UFs):


Na análise proporcional à população, o Distrito Federal aparece no topo do ranking nacional, com 8.559 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no acumulado de janeiro a setembro de 2025. Em seguida, destacam-se São Paulo (7.336), Rio de Janeiro (6.742) e Mato Grosso (6.666) nesse mesmo recorte. Na outra ponta do ranking estão o Piauí, com 3.590 tentativas por milhão de habitantes, Roraima, com 3.292, e, por fim, o Maranhão, com 3.271. Confira abaixo um gráfico que detalha os números da média dos registros por milhão em cada UF:

Você também lê esta notícia no site:
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
O post Brasil registrou 10,8 milhões de tentativas de fraudes até setembro, com alta de 28,6%, aponta Serasa Experian apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui



