
Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
O ex-presidente do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), José Luiz Carvalho, apresentou um breve relato de sua gestão à frente da entidade no biênio de 2022-2024. A apresentação ocorreu durante a 1.116 reunião plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na manhã desta quinta-feira (20), na sede da autarquia.
“Desde sua criação, o Glenif congrega todos os colégios profissionais da América Latina. Então, tudo o que é feito no Glenif é deliberado em assembleia. Os colégios decidem sobre a pauta e sobre o futuro da entidade”, lembrou o ex-presidente.
Entre as principais realizações da gestão 2022-2024 estão a criação de Grupos Técnicos Permanentes de Ética e Asseguração, a implantação do Código de Ética e Conduta do Glenif; a implantação do Comitê de Ética e Compliance, entre outras ações. Ao total, mais de 900 profissionais foram envolvidos nas atividades do Glenif, distribuídos em mais de 120 grupos de trabalho.
O Glenif
Instituído em 28 de junho de 2011, o Glenif reúne os organismos emissores de normas contábeis de 16 países da América Latina, formando uma sólida aliança regional para promover a transparência e a comparabilidade financeira.
O CFC mantém um acordo de cooperação com o Glenif, no qual a autarquia confirma o apoio em viabilizar as operações do Grupo Latino-Americano em iniciativas que promovam a integração dos profissionais da contabilidade da América Latina, visando o desenvolvimento profissional contínuo com ênfase na promoção e adoção das normas definidas pelo IASB e ISSB.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui