Imagens por @evgeniyashihaleeva / @rafapress / freepik / editado por jornal contábil

Mesmo que ainda esteja um pouco distante da data de envio da declaração do Imposto de Renda, que costuma acontecer até o fim do primeiro semestre de cada ano, contribuintes e empresários já se organizam para aproveitar as melhores alíquotas e pagar o mínimo possível em 2022.

Contudo, trabalhadores assalariados não possuem a mesma sorte, já que para funcionários a tributação acontece direto no holerite.

É importante lembrar que apesar dos descontos, existe a possibilidade de fazer com que parte do valor descontado seja devolvido no processo de restituição do IR, que ocorre quando o valor devido é menor do que o que foi retido na fonte.

O procedimento acontece através de deduções que são os gastos debitados dos rendimentos tributáveis, como saúde ou educação, fazendo com que a base de cálculo fique menor, reduzindo o valor do imposto.

Dessa forma, quanto mais deduções, maior a restituição. 

Brecha para reduzir o IR

Muita gente não sabe da existência de uma brecha que obriga o governo a cobrar menos no Imposto de Renda, que são os chamados fundos de previdência privada.

Assim, quem investir nessa categoria de aplicação ainda neste ano poderá pagar menos no IR de 2022 ou aumentar o valor de sua restituição.

Mesmo que esses fundos da previdência privada funcionem como qualquer outro fundo de investimento, eles contam com a finalidade de servir como complemento para a aposentadoria do investidor, garantido vantagens tributárias como:

  • Imposto menor no longo período; 
  • Dedução de até 12% da renda tributável; e
  • Ausência do come-cotas, que ocorre quando os fundos de previdência não passam pela análise da cobrança automática do IR.

Sendo assim, se considerarmos um período de longo prazo, essas diferenças acabam gerando uma rentabilidade extra com o passar dos anos, já que permitem que o contribuinte diminua significativamente a cobrança do Imposto de Renda.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post Brecha do governo pode deduzir o valor do Imposto de Renda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui