A falta de informação detalhada e confiável sobre os dados da população moveu a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) a sugerir o debate sobre a inclusão do Cadastro Único Nacional Digital, com dados sistematizados que vão ajudar a combater fraudes nos programas emergenciais.
A audiência pública foi aprovada em maio na comissão mista que fiscaliza as ações do governo Federal para combater à pandemia do novo coronavírus.
Veja o que diz a senadora Eliziane Gama:
“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, disse a senadora.
Ela também pediu uma audiência com José Barroso Tostes Neto (Secretário Especial da Receita Federal); Caio Mario Paes de Andrade (Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados); Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); e Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania.
Ela também afirmou que, a inclusão de um cadastro nacional é urgente. Para a senadora, o Governo Federal, precisa ter ações imediatas para consolidar, em um banco de dados, as informações de diversas áreas dos brasileiros (emprego, impostos, dados eleitorais, etc).
O que se percebe é que com o volume de CPFs suspensos e cancelados, deixa bem claro o número de brasileiros que devem estar em situação irregular perante à Justiça Eleitoral ou sem ter condição de alistamento eleitoral, o que vem a ser preocupante para o correto exercício da cidadania, de acordo com a senadora.
Como saber se você está inscrito no Cadastro Único?
Basta o cidadão consultar um dos canais de atendimento da plataforma, utilizando os dados pessoais dos integrantes da família.
Consulte:
Site: ao acessar a página, basta preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência.
Aplicativo: disponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store. Feito a instalação, inserindo os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.
Por telefone será possível tirar dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e outros programas sociais oferecidos pelo governo. A lição é gratuita, e só de ser feita através de telefone fixo. É só ligar para 0800 707 2003.
O post Cadastro Único 100% digital poderá melhorar o banco de dados do governo apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui