Se você cidadão, deseja saber se possui inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), basta seguir alguns passos simples de consulta e verificação, seja por intermédio de aplicativo ou site do governo.
No momento o CadÚnico serve como plataforma para incluir o trabalhador brasileiro em programas sociais do governo, como o próprio auxílio emergencial. A seguir confira os passos necessários para verificação do CadÚnico e se você tem ou não cadastro ativo.
O que é o CadÚnico?
Para quem não sabe o CadÚnico é uma ferramenta desenvolvida pelo governo como tentativa de identificar famílias de baixa renda. Assim os cadastrados passam a fazer parte das ações de políticas públicas.
Conheça alguns dos programas do governo que utilizam do CadÚnico para selecionar os participantes:
- Bolsa Família
- Minha Casa Minha Vida
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Auxílio Emergencial
Os participantes ainda podem conseguir isenção no pagamento de taxas em processos seletivos e concursos públicos.
Como saber se tenho cadastro no CadÚnico?
Existem três maneiras de descobrir se você possui cadastro, entre elas estão:
- Site: Na página Consulta Cidadão, basta digitar o nome completo – igual ao informado no ato da inscrição-, a data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida, selecione o Estado e o município onde a família está cadastrada.
- Aplicativo: Através do aplicativo disponível para android e IOS “Meu CadÚnico”. Após download basta inserir suas informações pessoais básicas, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.
- Telefone: Basta ligar para o número 0800 707 2003
Quem pode se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico)?
Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:
- Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50); ou
- Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00); ou
- possuir renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Como se cadastrar no CadÚnico?
Geralmente, os próprios municípios organizam visitas regulares às famílias de baixa renda para incluí-las no Cadastro Único. Mas, caso sua família se encaixe no perfil de quem deve estar cadastrado e ainda não está, é possível fazer isso presencialmente.
Para saber onde, entre em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Alguns, inclusive, também realizam o cadastro.
Para cadastrar a família toda, é necessário que uma pessoa se responsabilize por informar os dados de todos os membros. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), precisa:
- Fazer parte da família, morar na mesma casa, ter pelo menos 16 anos de idade e ser, preferencialmente, mulher;
- Apresentar seu CPF ou Título de Eleitor (exceto em casos de famílias indígenas e quilombolas, que podem apresentar qualquer um dos documentos abaixo);
- Mostrar pelo menos um documento de cada membro da família (pode ser certidão de nascimento ou casamento; CPF; RG; certidão administrativa de nascimento do indígena, RANI; carteira de trabalho; ou título de eleitor);
- Não é obrigatório apresentar um comprovante de endereço, mas, se tiver, ajuda no preenchimento do cadastro.
Mas como fazer isso se a recomendação é ficar em casa?
Pelo serviço prestado pelos CRAS ser considerado essencial, o Ministério da Cidadania decretou que todas as unidades devem permanecer abertas – priorizando os atendimentos individualizados apenas para as situações graves ou urgentes e evitando a aglomeração de pessoas nas salas de espera ou recepção das unidades.
De toda forma, a melhor opção é ligar para a unidade mais próxima e pedir informações. Você pode pesquisar o telefone neste site.
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Fonte: Jornal Contábil
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