Imagem por @user12312391 / editado por Jornal Contábil

Nesta terça-feira (11), a Caixa Econômica Federal lançou oficialmente a operação do crédito consignado do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na sede do banco, em Brasília, quando a presidente em exercício, Danielle Calazans, confirmou que o objetivo da operação é focar no crédito consciente, em meio a críticas sobre a vulnerabilidade do público alvo.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil vai cobrar juros de 3,45% ao mês. Neste caso, o beneficiário só poderá comprometer até 40% de sua renda, sendo que a parcela mínima será de R$ 15. 

A presidente do Banco, Daniella Marques, está nos Estados Unidos para participar das reuniões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Dos cinco maiores bancos do país, somente a Caixa mostrou interesse em oferecer o crédito aos beneficiários do Auxílio Brasil. Os demais continuam não querendo oferecer o empréstimo consignado para este grupo de pessoas.

A Caixa informou que atualmente estão sendo contempladas com o Auxílio Brasil, 21,1 milhões de famílias.

Para o Responsável Familiar pedir o empréstimo consignado, deverá estar recebendo o Auxílio há mais de 90 dias. Outra exigência do banco para liberar o empréstimo, o beneficiário não pode ter deixado de comparecer à convocação do Ministério da Cidadania, caso tenha sido chamado.

Quando será liberado o valor para o beneficiário?

A liberação do crédito acontece no mesmo dia do início do pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás referentes a outubro, que começou a poucas semanas do segundo turno das eleições presidenciais. Esses benefícios foram antecipados este mês para o dia 11. Antes o repasse teria início no dia 18 e terminaria no dia 31 de outubro. Mas agora vai acabar no dia 25, cinco dias antes do segundo turno das eleições.

Como será feito o empréstimo consignado?

O empréstimo poderá ser feito pelo Responsável Familiar da família beneficiária do Auxílio Brasil, diretamente em instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania. A parcela do empréstimo pode ser de até 40% do valor do benefício. O pagamento será descontado mensalmente, direto no benefício da família.

Quem pode contratar o empréstimo consignado?

Vão poder contratar o empréstimo consignado Responsáveis Familiares das famílias recebedoras do Programa Auxílio Brasil e titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A contratação de empréstimos consignados é obrigatória?

De acordo com o Governo Federal, o beneficiário não será obrigado a pedir o empréstimo consignado. Nenhuma instituição poderá obrigar o beneficiário a fazer qualquer contrato.

Em quais bancos posso fazer esse empréstimo?

As instituições financeiras que foram habilitadas pelo Ministério da Cidadania, poderão oferecer o empréstimo consignado. Confira a lista: 

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Agibank S/A
  • Banco Crefisa S/A
  • Banco Daycoval S/A
  • Banco Pan S/A
  • Banco Safra S/A
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
  • Pintos S/A Créditos
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

O post Caixa lança operação do crédito consignado do Auxílio Brasil apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui