Caixa Tem: Aprenda a usar os serviços disponíveis no aplicativo

O Caixa Tem se trata de um aplicativo elaborado pelo Governo Federal no intuito de auxiliar os repasses do auxílio emergencial através da Caixa Econômica Federal (CEF).

Recentemente, ele tem facilitado diversas ações, como o pagamento de uma série de outros benefícios sociais emergenciais, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A intenção ao implementar essa alternativa, foi amenizar o fluxo de pessoas nas agências da Caixa, tendo em vista que este é um dos maiores problemas diante do cenário de pandemia da Covid-19.

O aplicativo da conta poupança social digital da Caixa, está disponível nas lojas virtuais para Android (Play Store) e iOS (Apple Store).

Além de atuar apenas no recebimento do recurso, a plataforma permite a realização de transferências bancárias por meio de DOC, sendo elas ilimitadas para o mesmo banco e, em até transações no valor máximo de R$ 600,00 para as demais instituições bancárias, diante da movimentação máxima de R$ 1 mil ao dia. 

Transferências

Os usuários que precisam realizar a transferência do auxílio ou FGTS emergenciais, devem seguir este passo a passo: 

  • Entrar no aplicativo Caixa Tem e selecionar a opção “Transferir dinheiro”, no menu principal;
  • Ao clicar, será aberto um chat automático para fazer a transação;
  • Escolher se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
  • Escolher o banco desejado entre as opções da lista. Em seguida, digitar o número da agência e enviar a mensagem;
  • Escrever o número da conta e depois informar o dígito, quando for solicitado no chat;
  • Escolher o tipo de conta de destino e digitar o número do CPF do destinatário;
  • Digitar o nome da pessoa e enviar na conversa. Na sequência, digitar o valor que a ser transferido;
  • Confirmar o prazo de envio e conferir os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, clicar em “Sim”;
  • Em seguida, digite a senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. Pronto, o dinheiro foi transferido;
  • Por fim, clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.
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Cabe destacar que o dinheiro fica disponível para transferências por um período de 30 a 45 dias, após a data de depósito do mesmo na conta em questão.

A premissa vale tanto para o auxílio emergencial quanto para o FGTS. 

Consulta de saldo

Para consultar o saldo, primeiro, é preciso acessar a conta informando o CPF e senha cadastrados.

Na sequência, basta clicar em “Mostrar Saldo” no canto esquerdo superior da tela.

Os usuários que desejam obter o histórico de transações devem apenas clicar na opção “Extrato”. 

Pagamento de boletos

Ao acessar o aplicativo, basta buscar pela opção de realizar pagamento.

Feito isso, duas alternativas serão apresentadas ao usuário.

A primeira é para concluir o processo por meio do código de barras do boleto, e a segunda solicita a digitação do número de identificação informado no documento. 

Em seguida, é preciso digitar o valor do boleto e confirmar os dados do pagamento, para então, informar a senha cadastrada, a mesma solicitada para acessar o aplicativo.

No geral, aqueles boletos gerados através de bancos digitais como Nubank e Inter podem ser vantajosos nesta operação, tendo em vista que, ao concluir o pagamento, o dinheiro cai automaticamente na conta indicada. 

Por Laura Alvarenga 

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Fonte: Jornal Contábil
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