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Ser dono do próprio negócio está entre os principais projetos de milhares de brasileiros e brasileiras em 2021.

Seja por força da necessidade (desemprego ou busca de uma renda complementar) ou por oportunidade, o fato é que um enorme contingente de pessoas deve criar uma empresa neste ano, mantendo a tendência que já vinha sendo percebida em 2020.

Pesquisa feita pelo Sebrae indica que o Brasil pode ter batido, no ano passado, um nível recorde de empreendedorismo no país, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 11 milhões de MEI e 7,5 milhões de micro e pequenas empresas formalizadas.

O caminho do empreendedorismo, entretanto, exige trabalho, dedicação, planejamento, estudo e o desenvolvimento de algumas características essenciais por parte de quem pretende se inserir nessa atividade.

São capacidades técnicas e qualidades emocionais que podem ser desenvolvidas ao longo de toda a carreira de empreendedor.

O gerente de soluções do Sebrae, Diego Demetrio, explica que alguns desses atributos são essenciais para o sucesso do negócio.

“Ser resiliente, saber tomar decisões, manter a organização, ter persistência, capacidade de correr riscos, são alguns fatores determinantes para o sucesso de qualquer pessoa que se envolva com empreendedorismo. A boa notícia é que essas são capacidades que podem ser trabalhadas a qualquer momento. Esse é, inclusive, um dos papeis do Sebrae: ajudar os potenciais empresários nesse processo, através de cursos, programas de inovação, eventos e atendimentos personalizados”, comenta Demetrio.

Confira a seguir uma série de qualidades essenciais para fortalecer o seu potencial como empreendedor.

Iniciativa

Para montar o seu próprio negócio, uma das primeiras coisas que a pessoa precisa ter é iniciativa.

Sonhar muitos sonham, mas ter a ação e colocar em prática exige disposição e coragem para fazer.

Empreendedores são pessoas que não ficam à espera de uma solução (seja da família, do governo, da empresa), elas criam oportunidades com os desafios que a vida apresenta.

Seja lançando um serviço, um produto ou atendendo a uma necessidade local.

O empreendedor age com proatividade nas situações, em busca de possiblidades para expandir seus negócios, e aproveita momentos incomuns para progredir.

Curiosidade

Uma pessoa empreendedora tem sede de informação e conhecimento.

Está sempre em busca de novidades em sua área de atuação, lê notícias, observa comportamentos, fica de olho em tendências, estuda a concorrência.

Essa busca motiva a sua criatividade e aumenta o seu comprometimento com o negócio.

Quando ela decide empreender ou fazer mudanças, tem mais confiança.

Essa busca por fatos e dados sobre o que está acontecendo em sua área de atuação facilita a tomada de decisão.

Assertividade

Empreendedores tomam decisões todos os dias e para isso precisam estar seguros.

A própria decisão de montar o negócio já exige um nível de assertividade.

Essa característica é desenvolvida a partir da curiosidade.

Estar atualizado, bem informado sobre o seu segmento, ter um plano de negócios, ajuda bastante a pessoa a fazer escolhas de forma consciente e equilibrada.

Corre riscos

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Empreender é arriscar, é testar, avaliar, avançar e muitas vezes recuar.

Em todas essas etapas é preciso ter planejamento e calcular todos os fatores envolvidos.

Um bom empreendedor corre riscos de forma inteligente, com possíveis lucros e perdas desenhados.

Ele procura e avalia alternativas para tomar decisões, buscando reduzir as chances de erro e aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.

O empreendedor faz tudo o que for necessário para ter êxito, ou seja, não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso.

Comprometimento

Acreditar no que faz e ser comprometido com o negócio é essencial.

O empreendedor é um apaixonado pelo negócio, se dedica, está presente ou se faz presente no dia a dia da equipe.

Essa característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e dedicação com os clientes.

O empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso.

Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados, colocando o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.

Estabelecer metas e resultados

Um empreendedor de sucesso tem organização, planejamento e conhece sua empresa para colocar metas e resultados.

Os objetivos são claros e definidos para curto e longo prazo.

Toda a equipe tem contato com esses planos e é motivada a perseguir o caminho.

Os objetivos traçados precisam ser desafiantes, mas sempre conectados com a realidade da empresa. A ideia é que esses números reflitam o desenvolvimento do empreendimento.

Facilidade em comunicar e persuadir

Qualquer empreendedor é um vendedor.

Ele precisa convencer outras pessoas sobre a importância do seu produto/serviço.

Por mais que não esteja na linha de frente das vendas, o empresário vai precisar se comunicar com fornecedores, investidores, compradores, revendedores…

Essa rede de contatos é fundamental para a manutenção do negócio, assim como para a possibilidade de gerar novos negócios.

Por isso, desenvolver a habilidade de uma comunicação amigável e persuasiva é primordial.

Autoconfiança

O primeiro a acreditar no seu modelo de negócio precisar ser o próprio empresário.

A partir disso, será possível convencer cada vez mais colaboradores e clientes de que o produto ou serviço oferecido é rentável.

Pessoas empreendedoras são capazes de motivarem a si mesmos em relação aos desafios e às tarefas nas quais acreditam.

Não necessitam de prêmios externos, como compensação financeira.

Fonte: Agência Sebrae

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Fonte: Jornal Contábil
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