Novas jornadas de compras em lojas físicas, estratégias de merchandising mais atrativas, modelos de negócios escaláveis, lucratividade do e-commerce, tecnologias para inovação nos meios de pagamentos. Esses são alguns dos temas nos quais empreendedores brasileiros puderam se aprofundar ao longo dos três dias em que estiveram imersos no NRF 2023, uma das maiores conferências mundiais sobre tendências varejistas, que aconteceu entre os últimos dias 15 a 17 de janeiro, em Nova York.

Numa força tarefa reunindo dez estados do país, o Sebrae desembarcou com mais de 100 empreendedores, de diversos segmentos do varejo, para realizar a missão de conhecer, entender e absorver tecnologias e inovações que podem impactar os resultados de seus negócios. Luiza Damásio da Artelana, de Bento Gonçalves (RS), é uma das empresárias que esteve pela primeira vez na NRF. “É uma experiência incrível, com certeza levo uma bagagem muito rica em conhecimento. Trocamos figurinhas com empreendedores do mundo inteiro, enxergamos como as inovações podem ser aplicadas no nosso negócio”, afirma.

Durante a jornada promovida pelo Sebrae, os empreendedores puderam realizar visitas técnicas em lojas de Nova York, além de participarem dos painéis e experiências da NRF. O empreendedor Lucas Neuhaus, da Cadiles Esportes, teve a oportunidade de ir ao evento pela segunda vez. De acordo com ele, ao retornar ao Brasil, é automático o processo de querer implementar a melhoria das as rotinas do negócio. “Já apliquei muitas coisas que aprendi desde que fui em 2018. Agora em 2022, é impressionante como as coisas estão mudando tão rápido. Daí a necessidade de estarmos sempre atentos e em busca de novidades”, diz.

Legado NRF

Para o analista de competitividade do Sebrae, Flávio Petry, a NRF é mais que um evento, pois deixa uma espécie de legado aos varejistas. O evento está em sua 114ª edição, com registro significativo de público neste ano. “A caravana brasileira conheceu de perto uma das maiores e mais tradicionais iniciativas da cultura varejista mundial. É muito importante estar próximo às discussões do estado da arte sobre as perspectivas do consumo, tendo em vista a celeridade com que os processos de compra estão mudando”, comenta Petry.

O analista destaca ainda que a este é o primeiro evento presencial após a flexibilização das fronteiras por conta da imunização em massa, trazendo ainda mais importância para esta edição. “Sem dúvidas, foram muitas mudanças no comportamento do consumidor, nos processos de digitalização das compras, na expansão do e-commerce”, reflete. “Hoje, inovações que estão em Nova York, não demoram para serem aplicadas no Brasil, por isso, é muito gratificante saber que o Sebrae tem contribuído para o desenvolvimento do nosso varejo de forma tão atual e comprometida”, destaca.

Após o retorno das equipes ao Brasil, o Sebrae prepara uma agenda, a ser lançada em fevereiro, com o compilado de inovações e estratégias que podem ser aplicadas no micro e pequenos negócios brasileiros.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui