Há algum tempo o networking profissional ultrapassou as barreiras físicas e geográficas e fez das redes sociais um ambiente propício para a prospecção de contatos importantes para o futuro profissional.
Se você pensa que estamos falando do LinkedIn, está ligeiramente enganado. Essa rede social, é sim, uma excelente opção, mas é possível fugir do óbvio e transformar o Instagram, o Facebook e o Google+ em aliados para o network.
A adesão de profissionais de grande renome a essas redes sociais com o intuito de personificação da empresa e aproximação com o público, fez com que o contato se tornasse acessível para qualquer pessoa.
Você sabia que muitas parcerias foram feitas dessa forma? A informalidade dessas redes torna o processo mais rápido e fácil.
No artigo de hoje, falaremos sobre a importância de uma boa rede de relacionamentos para a carreira profissional, além de como as redes sociais podem ampliar o seu networking e potencializar a sua carreira.
Aproveite a leitura!
Importância do networking profissional
Um bom network é fundamental para aumentar as oportunidades no mercado de trabalho e chegar mais rápido até o sucesso profissional.
Veja, quando você vai adquirir um produto ou serviço, não busca saber entre conhecidos indicações sobre aquilo? A mesma lógica acontece no mercado de trabalho. Ainda que uma indicação não signifique a contratação, ela pode contar com muitos pontos à frente dos concorrentes.
Você pode começar a desenvolver seu networking com os próprios colegas de trabalho, mas eventos, cafés, palestras e até mesmo as conversas informais nos bares são uma boa oportunidade para conhecer pessoas certas dentro da sua área.
Tenha em mente que cada conversa é uma chance de expandir o seu networking profissional. Portanto, se faça presente!
O network é essencial para quem está abrindo um negócio
Existe uma teoria de 1967, feita a partir de um estudo de psicologia chamado The small world problem, que afirma que todas as pessoas estão a, no máximo, seis laços de conexão um com o outro. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode estar conectada com o Tim Cook, atual CEO da Apple, ou Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook.
Curioso, não é? Acreditando ou não, a verdade é que, quanto maior o número de pessoas que você conhece, maior serão as chances de se deparar com alguém que possa fazer uma conexão significativa.
Isso é especialmente importante quando você abre um novo negócio ou deseja se tornar autônomo. Para fazer uma clientela e obter o desenvolvimento profissional, é importante ter contato com muitas pessoas direcionadas ao seu negócio.
Mentes brilhantes inspiram outras
Além do networking profissional como forma de contatos futuros, existe outro aspecto relevante nos benefícios em manter uma boa rede de contatos: ter ao seu redor pessoas com mente empreendedora e alinhadas ao seu propósito profissional é uma forma de alimentar suas ideias, aumentar sua criatividade e de se manter firme na conquista de objetivos. Além, é claro, de servir de inspiração e aprendizado para os próximos passos.
Agora, vamos ao tema principal deste artigo!
Como usar as redes sociais recreativas para ampliar onetworking profissional e potencializar a carreira
Hoje, não é raro encontrar alguém que conseguiu emprego através das redes. Alguns escritórios, inclusive, pesquisam pelos perfis virtuais dos candidatos para conhecê-los melhor e analisar se seus valores estão alinhados com os da empresa.
Além disso, sem dúvidas, outro grande benefício do networking profissional de forma virtual é a facilidade de aproximação com aquele profissional desejado, ainda que ele resida em outro estado ou país.
Veja agora algumas dicas para otimizar o Instagram, Facebook e Twitter e como fazer network.
#01 A rede social funciona como um conjunto de dados profissionais
Apesar de ser um ambiente recreativo, nas redes sociais é possível adicionar informações que darão dicas importantes sobre o seu perfil profissional. Alguns exemplos são fotos de trabalhos que já fez parte, congressos e eventos que compareceu, prêmios recebidos, páginas curtidas, grupos que faz parte e lugares que já passou.
Lembra quando falamos sobre marketing pessoal? Aqui, isso é muito importante.
#02 Mantenha a biografia dos seus perfis sociais atualizadas
Como falamos, o seu perfil online pode ser um poderoso conjunto de dados profissionais. Por isso, mantenha a biografia dos seus perfis atualizadas com a sua ocupação e formação.
No caso do Instagram e Twitter, é comum ver no espaço para biografia a sua ocupação atual. Assim, perfis interessados já sabem se aquela pessoa será uma boa fonte de troca de informação.
No caso do Facebook, existe um espaço para disponibilizar todas as suas experiências profissionais. Não se esqueça de preencher e deixar o seu perfil vistoso!
#03 Participe ativamente de grupos e fóruns de discussões dentro da sua área
Depois de deixar o seu perfil pronto para ser visto, vamos partir para a ação. Se no mundo físico a expressão “quem não é visto, não é lembrado” faz bastante sentido, o mesmo ocorre em ambientes virtuais.
Portanto, no Facebook, busque por grupos dentro da sua área e faça comentários relevantes nas publicações. É um modo de enriquecer a discussão e ainda mostrar que você tem domínio e opiniões importantes acerca do assunto.
#04 Interaja em lives e transmissões ao vivo
O benefício desses recursos do Instagram e do Facebook é a interação em tempo real. Quando perceber que aquele profissional renomado vai realizar ou está fazendo uma live, faça perguntas inteligentes e oportunas sobre o tema, algo que contribua para a discussão.
Dessa forma, você chamará a atenção não só da pessoa, mas também daqueles que estão acompanhando a transmissão.
#05 Siga e faça comentários pertinentes nos perfis de profissionais da área
Fotos, stories, publicações e tweets. Todos esses recursos são formas de aumentar a sua rede de networking profissional.
Mas, não seja a pessoa inconveniente que comenta em tudo querendo atenção. A dica aqui é ter bom senso e fazer comentários pertinentes em publicações que realmente te interessam.
#06 Utilize todos os recursos que as redes sociais disponibilizam para disseminar conteúdo relevante
A última dica é tornar o seu perfil interessante. Além de conseguir chamar a atenção de outros com comentários instigantes, é preciso fazer com que eles também se sintam interessados por você.
Compartilhe informações importante sobre o meio, divida a sua opinião com as pessoas através de publicações. Assim como você se interessa por aqueles que possam te acrescentar algo, o contrário também acontece!
Com essas dicas, aos poucos você irá conseguir destaque através dessas redes sociais e aumentar o seu networking profissional.
Contudo, é importante salientar que as mídias sociais são ótimas para um primeiro contato. Depois disso, os eventos da área são uma forma de consolidar o relacionamento e estabelecer vínculos reais. Um é complemento do outro.
E, falando em vínculos reais, você sabe o que é marketing pessoal? Especialmente no mundo dos negócios, a lógica da “primeira impressão é a que fica” se faz muito importante.
Ter um comportamento cativante e estar vestido de modo que traga confiança é essencial na conquista de um network.
Entenda o que é marketing pessoal
O Marketing Pessoal é, basicamente, estratégias que irão garantir a promoção pessoal. É uma forma de vender sua imagem para outra pessoa de forma positiva, atribuindo valor a si mesmo.
Para isso, você pode utilizar da sua aparência, vestimentas, modo de se portar e de se comunicar, enfim, diversos recursos podem ser utilizados para incrementar a imagem que você gostaria de transmitir ao mundo.
Apesar dos conceitos terem surgido especialmente para a conquista de uma rede de contatos “olho no olho”, essas estratégias também podem ser desenvolvidas e aplicadas no mundo virtual.
Fotos adequadas, atenção ao modo de abordar certos assuntos etc. Esses aspectos são modos de aplicar o marketing pessoal na internet e deixar a sua imagem atrativa.
Especialmente nesse meio, onde a imagem que os outros usuários têm do que somos na vida real é formada a partir do que mostrados e publicamos.
Marketing pessoal é sobre reforçar suas qualidades, não criar outras
No entanto, vale o adendo: marketing pessoal não significa forjar uma personalidade que não é a sua. Essa técnica consiste em potencializar suas qualidades e buscar melhorar o que você considera pontos fracos. Se a sua personalidade é introspectiva, por exemplo, não quer dizer que você precisa ser extrovertido, mas usar isso ao seu favor.
E já que estamos falando de meios virtuais e marketing pessoal para a conquista de um network maior, você sabia que também é possível criar uma rede de contatos em cursos de Educação à Distância (EaD)? Veja como!
É possível fazer networking em cursos EaD?
Os cursos em EaD são uma inovação na educação e, por isso, vêm atraindo cada vez mais alunos. Entretanto, algumas pessoas ainda ficam receosas em optar pelo EaD e perder um dos benefícios dos cursos tradicionais: o networking profissional.
Mas, isso não é verdade. Apesar desses cursos não contarem com espaços físicos compartilhados, é possível tirar bastante proveito.
Veja, justamente por ser online, os cursos EaD oferecem maior diversidade de perfis, ampliando a sua visão de mundo, além de criar uma rede de contatos interestaduais, o que pode ser mais importante do que você imagina.
Nesses cursos, existem fóruns de discussão justamente para que o contato entre alunos não seja perdido. Portanto, se um dos motivos para ingressar em um curso de pós é fazer contatos profissionais, não tenha medo de se arriscar em um que seja EaD.
E já que estamos falando da importância de manter um bom networking, que tal conhecer os nossos cursos de pós-graduação? A satisfação do aluno se tornou a marca registrada do Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG). A prova disso é o índice de aprovação que chega a 97,14% em todo o país.
Além do mais, possuímos cursos de pós e MBA em diversas áreas de ensino!
Fonte: IPOG
O post Carreira: Como utilizar as redes sociais para aumentar seu networking profissional apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Canal R7/Record.