Diversas são as possibilidades de crédito consignado disponíveis no mercado atualmente. O consumidor que estiver em busca de uma fonte de crédito rápida e contínua pode recorrer a modalidades como os cartões consignados, por exemplo. O modelo de crédito tem função similar aos cartões convencionais, permitindo compras à vista ou de forma parcelada e saques em dinheiro usando parte do seu limite. A modalidade tem notoriedade pela baixa taxa de juros, variando em torno de 3% a 4,5% ao mês, além de ser comumente associada ao público composto por aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.
Natália Feitosa, Supervisora de Normas e Regulamentações da GFT Credmais, empresa referência no mercado de crédito consignado e seguros, ressalta que a modalidade também pode ser adquirida por outros grupos. “Poucas pessoas têm o conhecimento de que é possível que trabalhadores de empresas privadas adquiram um cartão consignado. Entretanto, para adquiri-lo há a necessidade da empresa ter convênio com o banco em que será solicitado o cartão. Algumas correspondentes bancárias, como a GFT, oferecem esse serviço ao público em geral “, ressalta.
A especialista também reforça que apesar de atrativo e prático, é preciso ter cautela na utilização do cartão consignado. “Mesmo com o desconto automático do valor mínimo da fatura realizado pelo cartão consignado, é de extrema importância que o restante do valor da cobrança seja pago em dia. Dessa forma, juros, encargos e cobranças extras são evitadas, descartando qualquer possibilidade de inadimplência pelo consumidor”, orienta Natália.
A profissional pondera ainda que para evitar o risco de endividamento e cair numa bola de neve de juros, é preciso disciplina e organização financeira, principalmente. “Medidas simples, mas que requerem um certo esforço, são necessárias para serem adotadas no uso do cartão consignado. Por exemplo: gastar menos do que ganha, priorizar o uso do cartão para compras de maior valor, usar saque somente quando necessário, controlar o uso do limite de gastos mensais, ter atenção a pequenas compras, etc. Tendo essas considerações em mente, você conseguirá fazer um uso saudável do seu cartão”, aconselha a especialista.
leia também: Veja o que mudou no cartão de crédito consignado do INSS
Seja qual for o objetivo, ao obter essa fonte de crédito é essencial que haja um planejamento prévio que possibilite entender qual será a melhor maneira de utilizar o cartão consignado de acordo com a sua realidade financeira. “O uso com consciência e moderação é a chave para que não haja sustos e surpresas desagradáveis no final do mês. Lembre-se sempre de questionar se está tomando a melhor decisão ao realizar qualquer compra”, enfatiza Natália.
Com ampla presença nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, a GFT Credmais é referência em soluções financeiras e atua no mercado desde 2000, com foco na área de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.
O post Cartão Consignado: Entenda o que é e como evitar risco de endividamento! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui