A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciou oficialmente mais uma novidade no que diz respeito ao Programa Bolsa Família. Dessa vez, o alvo é o próprio cartão do benefício que vai ganhar a função de débito.
A utilização do cartão de débito facilitará a movimentação dos recursos, oferecendo mais conforto aos 21 milhões de segurados do programa de transferência de renda. Sendo assim, todos os cartões serão atualizados.
Leia também: Conheça o prazo para entrar com a Revisão da Vida Toda
Benefícios do cartão de débito para Bolsa Família
O intuito da iniciativa é que as pessoas possam movimentar seus recursos do Bolsa Família com mais praticidade e segurança, utilizando o cartão de débito para seus pagamentos. Assim, não é preciso sacar o valor em espécie. O cartão servirá como dinheiro, debitando o valor direto no saldo do beneficiário.
Atualmente, os cartões do benefício permitem somente o saque do saldo, assim, o cartão facilitará a movimentação dos valores, segundo a presidente.
Além disso, a disponibilização de um cartão de débito ajuda a “bancarizar” também a população mais pobre, pois todos terão acesso à poupança digital da Caixa e ao cartão.
Todavia, ainda não foram divulgadas as datas do início da distribuição dos cartões às famílias beneficiárias.
Qual a vantagem do cartão de débito do Bolsa Família?
Atualmente, os beneficiários possuem o cartão do benefício que permite apenas o saque do dinheiro. A distribuição dos cartões de débito permitirá que as pessoas façam compras utilizando o cartão, sem a necessidade de sacar o dinheiro diretamente, o que facilita a movimentação de valores.
Como vai funcionar o novo Bolsa Família?
Conforme novas regras instituídas pelo governo federal, além das usuais regras de renda, confira algumas regras adicionais do benefício:
- A partir de março, os beneficiários que possuem crianças de 0 a 6 anos de idade em sua família, contarão com o valor extra de R$150,00 por criança;
- O acompanhamento do registro familiar junto ao Cadastro Único será mais rígido, observando mudanças de idade dos integrantes da família, que podem impactar no valor do benefício (como a idade das crianças e jovens, por exemplo);
- O acréscimo de R$50,00 para gestantes e jovens de até 18 anos será liberado a partir de junho.
O governo prevê atualizações cadastrais dos beneficiários do programa a partir de março, para garantir o cumprimento das regras do benefício, cortando da lista os segurados que recebem os valores indevidamente.
Confira as datas de pagamento para este mês de março a seguir:
Leia também: É Possível Acumular Duas Pensões Por Morte?
Calendário Bolsa Família de Março de 2023
Os pagamentos de março do novo Bolsa Família já virão com os extras e começam no dia 20 de março e seguem até o dia 31, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS).
Confira o calendário oficial:
- Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 20 de março;
- Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 21 de março;
- Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 22 de março;
- Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 23 de março;
- Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 24 de março;
- Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 27 de março;
- Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 28 de março;
- Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 29 de março;
- Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 30 de março;
- Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 31 de março.
O post Cartão do Bolsa Família ganhará mais uma função. Veja qual é aqui! apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui