Crédito livre é o principal responsável pela expansão, impulsionado pelo bom desempenho do crédito para pessoa física, que deve crescer mais de 14% no ano.

A carteira de crédito total deve crescer 8% em 2020, é o que aponta a Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária. As expectativas positivas são fruto, principalmente, do bom desempenho esperado para o crédito livre, em que não há destinação obrigatória para os recursos, cuja previsão de crescimento é de 13% ao longo do ano.

A Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária é feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). No mês de fevereiro, 17 bancos participaram da pesquisa. Juntos, eles representam cerca de 75% do mercado de crédito brasileiro.

A pesquisa tem como objetivo captar as percepções das instituições financeiras sobre a última ata do Copom e as projeções para o desempenho do mercado de crédito para o ano corrente e o próximo.

As projeções de para o mercado de crédito são bastante positivas, especialmente no cenário atual de crescimento da economia na faixa de 1%. “Há espaço para expansão em patamares ainda maiores, caso se confirmem as expectativas de crescimento do PIB na casa dos 2%”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Economia da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Entre os motivos para o bom desempenho da carteira de crédito estão a redução da taxa Selic ao menor nível da história, a consequente redução das taxas de juros praticadas pelos bancos, a inflação baixa e o ambiente de negócios favorável à expansão do crédito, apesar de alguma volatilidade.

Outro ponto que deve impactar positivamente a evolução da concessão de crédito é o nível de endividamento das famílias e empresas. “Apesar de crescente, ele não atingiu um patamar preocupante, especialmente diante das expectativas de aquecimento da economia e recuperação do mercado de trabalho”, explica Rubens.

Crédito livre

O bom desempenho para o mercado de crédito em 2020 é resultado, principalmente, da expansão esperada para o crédito livre, que deve crescer 13% este ano.

As projeções positivas para a carteira livre são apoiadas pela expectativa de crescimento do crédito tanto para a pessoa jurídica (11,6%) quanto para pessoa física (14,1%).

No caso do crédito para pessoa física, merecem destaque os bons resultados esperados para o crédito pessoal (14,9%) e para o financiamento de veículos (14,6%).

Para Sardenberg, o fato de o crédito livre puxar a expansão da carteira de crédito é um dado positivo, uma vez que o setor privado costuma alocar seus recursos de maneira mais eficiente. Isso gera expectativa de que a produtividade da economia melhore.

“O Brasil passa por um período de ajuste fiscal. Em momentos como esse, nos parece um arranjo melhor que o crédito seja direcionado pelo setor privado e que o poder público se concentre nas atividades sociais”, avalia Sardenberg.

A íntegra da Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária está disponível no link http://bit.ly/3chjDOt.

Por FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

O post Carteira de crédito deve crescer 8% em 2020 apareceu primeiro em Contabilidade na TV.

Fonte: Contabilidade na TV
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui