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A partir da Portaria nº 1065, publicada em 23 de setembro de 2019 pelo Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho Digital passou a se equiparar com a CTPS física para fins de trabalho e emprego. 

Porém, diferente da versão em papel, a CTPS Digital não é válida como documento de identificação civil. A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada diretamente através de um aplicativo disponível para celulares Android e IOS.

O objetivo da versão virtual do documento é facilitar a vida do trabalhador, de modo que conta com diversas vantagens frente ao documento físico. 

Mas afinal, você sabe como pedir sua carteira digital e como consultá-la? Caso você queira agilizar e facilitar sua vida, continue conosco, pois vou te dar todos esses detalhes, agora!

Como ter a carteira de trabalho digital?

peça o documento seguindo o passo a passo abaixo: 

  • Caso não tenha, crie uma conta na página gov.br
  • Em seguida, procure pela opção Carteira de Trabalho Digital,
  • Clique em “Solicitar”
  • Vá em “Quero me Cadastrar”
  • Preencha seus dados e siga as orientações, como:
    • Confirmação de informações pessoais: serão solicitados dados como nome da mãe e data de nascimento. Quando isso acontecer, basta escolher as opções corretas e prosseguir. Com isso, já estarão disponíveis para visualização os dados mais básicos sobre os vínculos empregatícios;
    • Confirmação de vínculos anteriores: por último, para ter acesso a mais informações sobre a carteira de trabalho online, serão solicitadas novas confirmações, desta vez sobre vínculos empregatícios anteriores, como nome do último empregador, o ano do último contrato e se você recebeu os benefícios do INSS nos últimos 5 anos. Sempre escolha a opção correta e clique em “confirmar”. Com isso, você passa a ter acesso a todos os dados de vínculos empregatícios.
  • Agora, basta clicar no ícone da Carteira de Trabalho Digital. 

Como consultar minha carteira de trabalho digital?

Para consultar o documento e as diversas informações nele contido, basta baixar o aplicativo intitulado “Carteira de Trabalho Digital” em seu aparelho celular e seguir os seguintes passos:

  • Clique em Entrar
  • Entre no aplicativo com seu CPF e sua senha do site gov.br.
  • Na página de Ínicio, você pode ter acesso as últimas anotações no documento.  
  • Já na guia Contratos, você consegue localizar as empresas nas quais você já trabalhou.
  • Enquanto na página de Enviar, você encontrará opções para salvar os dados da sua carteira e enviá-la para algum contato.
  • Na última guia, a de Benefícios, você pode consultar os auxílios que você tem direito.

Quais as funções da carteira de trabalho digital?

Através do app, é possível conferir diversa informações essenciais na vida do cidadão, onde o trabalhador encontra dados como: 

  • Informações sobre contratos de trabalhos atuais e antigos
  • Gráficos de remunerações
  • Tempo de serviço em cada contrato
  • Média salarial do empregado
  • Solicitar o seguro-desemprego 
  • Calendário do Abono Salarial
  • Repasses do INSS e FGTS

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Fonte: Jornal Contábil
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