Casa Sebrae na Flip 2024: hub de soluções para a Economia Criativa

Entre os dias 9 e 13 de outubro, os pequenos negócios da Economia Criativa terão um “lar” na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2024. A Casa Sebrae funcionará em um espaço no centro histórico de Paraty (RJ) que servirá como um hub de iniciativas inclusivas e de pequenos negócios para o segmento.

Entre a programação, estão exposições permanentes de editoras de pequeno porte e de peças do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae). Além disso, o espaço, cuja proposta também é criar um ambiente afetivo, receberá oficinas, batalha de poesias com participantes surdos e ouvintes, palestras, saraus, gastronomia com indicação geográfica brasileira, entre outros atrativos.
Veja a programação aqui: https://casasebrae.com.br/.

O olhar voltado aos empreendedores de pequeno porte permeará a programação do espaço. A Casa Sebrae abrigará lançamentos de livros de editoras de pequeno porte com debates sobre os desafios do mercado editorial brasileiro. O segmento produziu, ao todo, 45 mil títulos e fez a impressão de mais de 320 milhões de exemplares no país em 2023, segundo dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

“A Economia Criativa poderia ser facilmente chamada de economia afetiva. Tanto pelos laços que cria em nossas memórias quanto pelo amor colocado pelos seus realizadores em cada obra. É com esse espírito que o Sebrae dialogará com os empreendedores da Economia Criativa que estarão na Flip, entendendo suas particularidades e desafios”, afirma o gerente de Comunicação do Sebrae, Felipe Damo.

Criamos uma programação que aposta no fortalecimento da diversidade brasileira e na pluralidade de vozes como forma de se conectar e formar uma comunidade.

Felipe Damo, gerente de Comunicação do Sebrae.

Segundo a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae do Rio de Janeiro, Carolyne Gomes, o cenário do mercado brasileiro é promissor, mas exige um trabalho constante de adaptação e inovação. “No mercado editorial, por exemplo, as pequenas editoras têm um papel fundamental na diversificação do setor e na promoção da cultura brasileira. O apoio do Sebrae é essencial para garantir a sustentabilidade e fortalecer a cadeia produtiva do livro, além de contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico do país”, destaca.

Saiba mais: https://casasebrae.com.br/
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 378, Centro Histórico, Paraty – RJ.

PROGRAMAÇÃO

Casa Sebrae – O lar da Economia Criativa
Durante os cinco dias de evento, a Casa Sebrae vai funcionar como um hub de soluções ESG para a Economia Criativa. O espaço pretende ser um local de acolhimento, que joga luz sobre outros pontos de vista, remetendo a uma casa real e seus espaços de convivência.

“Eu me livro”, oficina cartonera com Dulcinéia Catadora – 10 a 12 de outubro (manhã)
Serão realizadas oficinas de literatura cartonera, que une reciclagem e autoliteratura para empoderar pessoas por meio da narração de suas próprias histórias. O projeto foi iniciado em 2007 e funciona em uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis em São Paulo, contando com uma equipe na reciclagem e com Lúcia Rosa, que edita livros de poesia e prosa.

Rodas de conversa com editoras – 10 a 12 de outubro (tarde)
Será dedicado um espaço especial na programação para a realização de rodas de conversa sobre os desafios das pequenas editoras, da fundação à permanência. Os bate-papos serão formados por editores e mediado pela equipe técnica do Sebrae no Rio de Janeiro.

Lançamentos de livros – 10 a 12 de outubro (tarde/noite)
O Sebrae, por meio de seu projeto para o mercado editorial, possui 45 editoras parceiras. A Casa Sebrae terá na sua sala de estar editores com lançamentos de suas obras no espaço, oferecendo a estrutura necessária.

Sarau dos Nós – 10 a 12 de outubro (noite)
As noites da programação serão dedicadas à realização de um sarau literário com a moderação da jornalista e historiadora Karla Nayra e a presença de autores e influenciadores convidados.

Grito. Mudo. Performance com Slam do Corpo – 10 de outubro (tarde)
Batalha de poesias com participantes surdos e ouvintes faz parte das atividades do grupo, que pesquisa e produz usando a Língua Brasileira de Sinais. O projeto nasceu do desejo de experimentar performances poéticas numa composição entre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais. Duplas de poetas criam e apresentam poesias nas duas línguas simultaneamente em suas apresentações.

Palestra com a Supersônica Livros – 11 de outubro (tarde)
Editora de audiolivros em português, idealizada a partir de uma necessidade pessoal de Maria Carvalhosa, que ficou cega aos 13 anos, mas nunca desistiu de sua paixão pela leitura, a Supersônica se materializa em um site com acessibilidade total para deficientes visuais e atraente para videntes.

Oficina com Narrativas Subterrâneas. Saudando as Mestras Quilombolas – 12 de outubro (tarde)
Projeto é um laboratório de experimentação e estímulo à expressão e à escrita das memórias de mulheres quilombolas da comunidade de Cordoaria, localizada em Camaçari (BA).

EXPOSIÇÕES PERMANENTES
CRAB
Em celebração à arte popular brasileira, será realizada uma exposição do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae) para valorizar artistas brasileiros e, com a ajuda de historiadores e educadores do CRAB, contar a história por trás dos objetos da exposição.
+
Varal literário
Para divulgar as obras das editoras parceiras do Sebrae Rio de Janeiro e dar visibilidade aos escritores de pequenas editoras, será construída uma instalação de livros. Em homenagem ao cordel, vendido de forma independente, serão instalados varais que servirão para expor os livros que poderão ser manuseados pelos visitantes. As duas exposições serão inauguradas na quarta-feira (9).

E MAIS
>> Café com IG
O café da Casa Sebrae oferecerá degustações de produtos locais com Indicação Geográfica (IG) durante todos os dias do evento, para quem visitar as exposições. Alguns dos rótulos que estarão no cardápio da Casa são a Cachaça de Paraty; a Kombucha Paraty, que incorpora plantas locais com poderes medicinais; a cerveja Caborê; e o Manuê de bacia, tradicional bolo de melado de cana; além da Paçoca de Banana.

>> Pequenos negócios locais
Para divulgar pequenos negócios da região, a Costa Verde do Rio de Janeiro, a Casa Sebrae oferecerá um catálogo digital de empresas apoiadas pela instituição na região. O guia estará em um totem interativo na Casa.

Informações para a imprensa
Renata Mariz – 61 99981-1056
Angélica Córdova – 61 98157-1227

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui