No segundo dia do Transformar Juntos, os participantes do evento, promovido pelo Sebrae, tiveram a oportunidade de conhecer como a modernização dos serviços públicos é possível com a contração de soluções oferecidas por pequenos negócios inovadores e startups. Durante palestra, na manhã desta quarta-feira, o analista de Inovação do Sebrae Nacional, Dario Joffily, apresentou como funciona o programa Catalisa Gov. A estratégia impulsiona a inovação aberta no setor público com uso de metodologia própria que orienta os gestores públicos em todo o processo de compras públicas de inovação.
Na ocasião, Joffily reforçou como as startups podem contribuir para a transformação da realidade de municípios, com menor custo na contratação e maior ganho de escala em termos de gestão. Ele também explicou como, entre outras possibilidades de instrumentos jurídicos, o Marco Legal das Startups, permite a realização do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI).
Entre as vantagens das compras públicas de inovação, o analista do Sebrae Nacional destacou a possibilidade de solucionar problemas que o município não pode resolver sozinho ou até mesmo não sabe qual seria a melhor solução. Como exemplo, ele citou Recife (PE), que tinha o desafio de reduzir o índice de não comparecimento de pacientes às consultas e exames marcados. Ao contratar a solução inovadora Absens, que usa de inteligência artificial, a prefeitura da capital pernambucana conseguiu reaproveitar quase 120 mil vagas na rede pública de saúde.
“Esse é um dos mais de 50 casos de compras públicas de inovação no nosso país. Neste caso, foi uma iniciativa que a prefeitura fez sozinha, mas queremos que vocês saibam que o Sebrae pode ajudar ao longo de todo esse processo”, frisou.
Na fronteira do Paraguai, o município Bela Vista (MS) é pioneiro no estado ao participar como projeto piloto do programa Catalisa Gov. Com apoio do Sebrae, a prefeitura já pensa em buscar soluções para melhorar o acompanhamento de contratações públicas e também oferecer atendimento especial para crianças autistas.
“Nós não podemos parar no tempo e precisamos procurar soluções para resolver problemas públicos de maneira mais célere. O uso da tecnologia está vindo muito forte e precisamos utilizá-la a favor do município e da nossa população, refletindo em um serviço público de qualidade” enfatizou a superintende de licitação, contratação e pregoeira da prefeitura, Karina Ferreira.
No primeiro dia do Transformar Juntos, ela participou do painel “A nova lei de licitações e contratos e os benefícios para as MPEs”. Foi apresentado como Bela Vista tem dado oportunidade para pequenos negócios locais se tornarem fornecedores do município.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui