Os cidadãos que já se vacinaram contra a covid-19, estão sendo registrados nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde, além dos demais sistemas utilizados pelos estados e municípios.
Diante disso, aqueles que já concluíram o ciclo vacinal já podem solicitar o Certificado Nacional de Vacinação. Esse documento pode ser utilizado principalmente, quando o cidadão precisa viajar para países que solicitam a comprovação. Para saber como emitir esse documento, continue conosco.
Certificado
A intenção é de que esse documento seja utilizado como Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, que atualmente é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste caso, a abrangência do documento se estende apenas à febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação.
Vale ressaltar que o Certificado de Vacinação para quem se vacinou contra a covid-19 não possui validade internacional, então, fica à critério de cada país aceitar ou não esse comprovante. A orientação é de que os cidadãos procurem informações sobre a possibilidade de utilizar o certificado antes de viajarem para outros países.
Como obter?
Os dados da vacinação enviados e processados pelo Ministério da Saúde, também são apresentados de forma automática no Conecte SUS. Então, o cidadão que deseja obter o certificado pode fazer a emissão através do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
O sistema está disponível tanto para dispositivos com sistemas Android ou iOs e é gratuito. Para acessar a plataforma, o interessado deve criar uma conta com seus dados pessoais e registrar uma senha. Depois, o acesso será feito por meio do CPF. Desta forma, você pode consultar vacinas, exames, medicamentos, além do Certificado de Vacinação.
Emissão
Para emitir o certificado, busque pelo ícone “vacina” e, depois, clique em ver as doses administradas. Assim, o sistema irá disponibilizar o detalhamento das doses registradas no sistema e, se estiver tudo correto, basta a “emissão do certificado”. Com isso, o sistema disponibilizará um código de 16 dígitos e um QR Code para validar o documento. Depois, você poderá imprimir ou salvar no smartphone o arquivo que poderá ser baixado em três línguas: português, inglês e espanhol. O viajante também poderá dispor da versão do documento em formato PDF.
Na plataforma Gov.br, o acesso é similar. Segundo o Ministério do Turismo, diante de um número crescente de países que têm adotado o “certificado de vacinação”, o aplicativo Conecte SUS também poderá se tornar uma forma de comprovar outros tipos de vacinas que são exigidas em viagens internacionais.
Por Samara Arruda
O post Certificado de vacinação contra a Covid-19: Saiba como obter! apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui