Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
A Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) realizou na tarde desta terça-feira (24) a conferência virtual “As Novas Diretrizes Nacionais para a Educação Superior em Ciências Contábeis no Brasil”, promovida pela Comissão de Educação da entidade. O evento buscou reunir professores, estudantes e profissionais de diferentes países latinos, interessados em refletir e debater como a profissão contábil pode se adaptar aos desafios globais desde sua etapa formativa, a partir da apresentação do caso de êxito do Brasil com as Novas Diretrizes Curriculares (NDC) aprovadas neste ano no país.
Para exposição dos detalhes sobre o tema, foram convidados o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Nacional de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina; eMarco Aurélio Gomes Barbosa, membro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e integrante da Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC.
Em sua exposição, Valentina apresentou a equipe que trabalhou na proposta das NDCs, explicou as motivações para a mudança e estabeleceu uma linha do tempo de todas as etapas, entre agosto de 2021 e março de 2024, que levaram a aprovação das Diretrizes propostas pela Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC ao governo federal brasileiro. “As NDCs vieram a partir de uma construção ampla, democrática e nacional, que envolveu profissionais de todo o país”, explicou o vice-presidente.
Barbosa, por sua vez, expôs as principais diferenças entre as diretrizes anteriores e as novas, indicando mudanças na estrutura do texto e apontando o perfil de profissional que se espera dos futuros formados em Contabilidade, a partir das mudanças que atualmente se encontram em fase de implementação.
Ele especificou ainda que as competências técnicas indicadas nas novas diretrizes são alinhas com estabelecidas pela Federação Internacional dos Contadores (IFAC) como pilares da profissão contábil.
Ao final de ambas as apresentações, foi divulgado o e-book “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis Comentadas”, um documento desenvolvido pelo CFC para divulgar as diretrizes e os impactos positivos esperados das mudanças aprovadas, e disponibilizado gratuitamente no site do Conselho.
A AIC é uma entidade civil que se dedica a integrar os contadores da América, promovendo o seu desenvolvimento profissional, científico e acadêmico.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui