Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC

Para fortalecer a qualidade das decisões técnicas da Contabilidade Pública e ampliar a confiança da profissão contábil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, entre os dias 10 e 11 de fevereiro, a 80ª Reunião do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP). O encontro ocorreu de forma presencial no Plenário do CFC, em Brasília (DF), e teve como foco a revisão técnica e o acompanhamento do andamento das normas internacionais voltadas ao setor público. O coordenador executivo do CP CASP, Wellington Cruz, e o coordenador operacional do CP CASP, Alex Fabiane, conduziram a reunião.

Durante os trabalhos, o presidente do CFC, Joaquim Bezerra, acompanhou as atividades do Comitê, elogiou a dedicação de toda a equipe e destacou os três pilares de sua gestão. “O fortalecimento do profissional, o reposicionamento da profissão contábil e o reconhecimento global da contabilidade brasileira e das práticas contábeis aplicadas no Brasil. Fazemos parte de uma contabilidade internacional e, diante disso, temos um grande desafio, especialmente para o CPCASP e para a contabilidade pública”, afirmou.

Após a abertura e apresentação da pauta, os membros do Comitê se dedicaram a uma análise detalhada das normas NBC TSP 36 e NBC TSP 38. O objetivo é alinhar os pontos de controle para garantir a precisão técnica necessária para a convergência normativa.

A programação de quarta-feira (11) foi dedicada a outros cinco importantes normativos. Durante a manhã, os debates envolveram a NBC TSP 39 (Receita) e a NBC TSP 40 (Despesas de Transferência). Posteriormente, os trabalhos foram concluídos com a análise da NBC TSP 41 (Planos de Benefícios de Aposentadoria), da NBC TSP 42 (Exploração e Avaliação de Recursos Minerais), e da NBC TSP 43 (Recursos Naturais Tangíveis Mantidos para Conservação).

O encontro encerrou-se com as deliberações sobre assuntos gerais da coordenação, bem como a discussão da minuta de um novo comunicado, o CTSP 03 (Aplicação de novas normas).

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui