Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou a chapa habilitada para disputar o pleito de renovação de 2/3 de seu Plenário. A decisão foi formalizada após a Comissão Eleitoral da autarquia emitir parecer favorável à regularidade do registro, que cumpriu todas as exigências estabelecidas na Resolução CFC nº 1.757, de 2025. A lista com os nomes foi publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de outubro.
A eleição está marcada para o dia 6 de novembro de 2025 e será realizada na sede da entidade, em Brasília/DF. O pleito definirá os conselheiros para o mandato de 2026 a 2029, além de preencher o mandato complementar de conselheiro suplente de 1/3 (2026-2027).
Atendimento às normas
O requerimento de registro da chapa foi protocolado no dia 6 de outubro de 2025, dentro do prazo estipulado no Edital de Convocação (6 a 10 de outubro de 2025). Segundo o CFC, a chapa apresentou o número completo de integrantes exigidos e demonstrou conformidade com as regras internas.
A análise da Comissão Eleitoral foi realizada de acordo com o artigo 25 da Resolução CFC nº 1.757, de 2025. Esse processo confirmou que a chapa cumpriu integralmente os requisitos, incluindo a reserva mínima de 30% das vagas para candidaturas de cada sexo (efetivos e suplentes), conforme o § 2º do art. 17. Também houve a inclusão de pelo menos um candidato efetivo e seu respectivo suplente na categoria de Técnico em Contabilidade, em observância ao § 1º do art. 17.
A partir do parecer pela regularidade, a chapa segue agora para a disputa oficial, o que dá prosseguimento ao processo democrático de renovação da cúpula do CFC.
Para acessar o documento, clique aqui.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui