Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou de reunião com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS), Wellington Dias. O objetivo do encontro foi avaliar e discutir oportunidades de atuação para os profissionais da contabilidade dentro da cooperação técnica da pasta e da autarquia relacionada ao Programa Acredita no Primeiro Passo. As tratativas aconteceram na tarde desta quinta-feira (8), na sede do MDS, em Brasília/DF.

O Programa Acredita, entre outras atividades, apoia o empreendedorismo no contexto do público atendido pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse sentido, uma das frentes de atuação propostas é que os profissionais da contabilidade prestem consultoria aos empresários contemplados pelo Programa.

Outra linha de ação será a busca de contadores, técnicos em contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis que sejam assistidos pelo Programa. Mapeado esse público, a proposta é colaborar para o acesso ao emprego e a promoção da empregabilidade.

Na reunião, Dias explicou que essas atividades ocorrem “na perspectiva de qualificação voltada para oportunidades de emprego, mas também de apoio para o empreendedorismo”. O ministro lembrou que o MDS e o CFC já trabalham juntos com foco no Cadastro Único. Isso ocorre desde 2025, quando foi assinado um protocolo de intenções para promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas CadÚnico.

O presidente do CFC, Joaquim Bezerra, disse que uma das grandes missões da entidade está relacionada em “poder garantir a melhoria do ambiente de negócios, o fomento aos negócios e ajudar o nosso Brasil a crescer e a se desenvolver”. Nesse cenário, a entidade tem atuado no sentido de promover a valorização da classe contábil, melhorar o seu mercado e mostrar a essencialidade dos profissionais da contabilidade para o desenvolvimento sustentável.

O presidente explicou como será a contribuição da classe em relação ao Programa. “Os contadores brasileiros serão capacitados para promover projetos e, sobretudo, para ajudar o Brasil, através do Programa Acredita, e tantas outras iniciativas, que o governo e as políticas públicas têm para que nós possamos contribuir com os micro e pequenos empresários na captação de negócios, mas, sobretudo, aqueles que são assistidos hoje por programas sociais, mas que têm potenciais de empreender ou de ir para o mercado de trabalho”, contextualizou.

A atuação do Conselho ocorrerá por meio do Programa CFC Voluntário, que atualmente possui 10 mil membros distribuídos por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Esses profissionais atuam em diversas iniciativas sociais a partir dos Conselhos Regionais Contabilidade (CRCs). A proposta é que os voluntários sejam estruturadores de negócios e colaborem com os empreendedores do CadÚnico, prestando consultorias para que as empresas do público atendido pelo Programa cresçam de forma sustentável.

A expectativa é que a relação dos profissionais da contabilidade com os empreendedores participantes não se restrinja ao período em que o empresário estiver vinculado ao programa. O CFC acredita que esses negócios vão crescer de forma consistente e se tornarão clientes dos voluntários que os acompanharam no início de suas atividades.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui