Por Gustavo Sousa
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu, nesta quinta-feira (05/02), durante sua 1.129ª Reunião Plenária, a visita do procurador de Justiça José Eduardo Sabo Paes, titular da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O encontro marcou o estreitamento de laços entre as instituições, com foco em uma agenda de combate à criminalidade e aprimoramento da prestação de contas no Terceiro Setor.
O presidente do CFC, Joaquim Bezerra, destacou que a aproximação com o Ministério Público visa colocar a experiência técnica dos contadores à disposição da sociedade em frentes críticas, como o combate à lavagem de dinheiro e a investigação de crimes praticados pelo crime organizado e facções criminosas.
“Estamos articulando junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) para que a contabilidade seja um instrumento ainda mais efetivo nas investigações de crimes tributários e financeiros, sempre no limite das atribuições da nossa profissão”, afirmou Bezerra. O presidente anunciou, ainda, a criação de um grupo de trabalho específico para supervisionar ações de fiscalização voltadas a essas operações.
A relação entre o CFC e o procurador Sabo Paes é de longa data, especialmente na área de fundações e organizações sociais. O procurador, que integra a Comissão do Terceiro Setor do CFC, ressaltou o papel dos profissionais da contabilidade na garantia da transparência dessas entidades.
“Tenho aprendido com a excelência dos profissionais da contabilidade, que garantem dados transparentes e responsáveis. A integração com o Ministério Público já é uma realidade no acompanhamento das entidades de interesse social e tende a crescer”, pontuou Sabo Paes.
Durante seu discurso aos conselheiros e presidentes de CRCs presentes, o procurador reconheceu a evolução normativa do Conselho, citando o esforço de convergência com as normas internacionais de contabilidade. “Presencio, ao longo dos anos, a atividade intensa e responsável deste Conselho Federal. O fortalecimento das normas aproxima o nosso país das melhores práticas globais”, destacou.
A visita reforça o papel estratégico do CFC não apenas como órgão regulador da profissão, mas como parceiro essencial dos órgãos de controle para a manutenção da governança e da segurança fiscal no Brasil.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


