Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da sua Câmara Técnica, esteve em reunião com o Banco Mundial. Na ocasião, foram discutidos os caminhos e o alinhamento para o estabelecimento de novas parcerias voltadas para o fortalecimento da Contabilidade Pública brasileira. O encontro aconteceu no dia 19 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília/DF.

O especialista sênior em Gerenciamento Financeiro pelo Banco Mundial, Leonardo Nascimento, representou o órgão no encontro e falou sobre a importância estratégica das Ciências Contábeis para o crescimento das nações. “A gente entende que a produção contábil tem um papel preponderante no desenvolvimento de qualquer país porque envolve a confiabilidade de informações financeiras, o próprio desenvolvimento dessas informações. Então, o Banco Mundial tem apoiado iniciativas relacionadas a isto: a auditoria financeira, a contabilidade. Isso impacta, no final das contas, o cidadão, que tem informações mais completas, fidedignas, de forma que ele possa confiar nas instituições públicas”, explicou.

Na ocasião, a vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues, entregou um documento com propostas para o trabalho conjunto entre as entidades no âmbito da área pública. O material incluiu, ainda, iniciativas que envolvem as ações já desenvolvidas pelo Conselho e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP). A contadora, ainda, pontuou que a integração das forças é um caminho para que haja mais meios para o cumprimento dos objetivos mapeados para o ano. “Se conseguirmos ser assertivos na construção dessas parcerias, acredito que possamos alavancar bastante os processos para finalizar 2025 com as nossas metas atendidas”, afirmou.

A vice-presidente destacou, ainda, que parte dos projetos sugeridos traz benefícios para instituições de ensino e para governos de todas as esferas. Já a diretora de Estratégias e Parcerias Globais do CFC, Elys Tevania Alves de Souza Carvalho, lembrou que o CFC e o Banco Mundial já firmaram parcerias exitosas no passado.

A reunião ainda contou com a presença do coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF) na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Alex Fabianne, que ao lado do conselheiro do CFC Wellington Cruz falou sobre as iniciativas e projetos futuros do CP CASP. O coordenador Técnico do CFC, Ricardo Carvalho, e o Gerente do Departamento de Normas (Denor), Felipe Bastos, também estiveram no encontro.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui