Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) realizou, nesta terça-feira (21), no Recife, o Seminário de Contabilidade em Pernambuco. Com o tema “A tradição que valoriza, inovação que transforma”, o evento ofereceu uma programação que uniu conteúdos técnicos a momentos culturais, e apresentação do repentista e comunicador pernambucano Toinho Mendes, criando um ambiente acolhedor e dinâmico.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se fez presente no seminário, representado pela vice-presidente de Política Institucional, Dorgivânia Arraes. Ela discursou na abertura, momento em que convidou a todos a refletirem sobre o tema proposto pelo CRCPE. “Vivemos em um tempo que a tradição e a inovação trabalham juntas. Um tempo que precisamos ter coragem para ser éticos, e competência para ser justos. Tempo ainda de compreender que a inovação é o novo nome da sobrevivência. Essa fusão entre valores e visão, propósitos e tecnologia, que nos torna agentes de transformação”, declarou.
O vice-presidente do CFC, Joaquim Bezerra, também participou do evento a partir de uma mensagem enviada aos participantes, onde destacou a importância do aprimoramento constante na profissão contábil. “Esse seminário simboliza nossa missão, que é preservar os valores essenciais desta tão tradicional profissão, nossa Contabilidade, e ao mesmo tempo abraçar as transformações que o presente e o futuro exigem de cada um de nós”, reflexionou.
Mais sobre o Seminário de Contabilidade em Pernambuco
O seminário propôs uma rica programação, onde a Reforma Tributária foi um dos assuntos de destaques, a partir de palestras que abordaram a relação da Reforma com novidades no Departamento Pessoal; os tributos IBS e CBS nas notas fiscais eletrônicas a partir das mudanças; e as presunções fiscais sobre o consumo, visando alterações e novas perspectivas.
A Inteligência Artificial também foi tema tratado no Seminário, com a abordagem do professo Silvio Meira sobre o impacto dessa tecnologia no trabalho de conhecimento, bem como o equilíbrio entre informações financeiras e não financeiras na criação de valor público. Para fechar em grande estilo, o evento recebeu o professor, escritor e filósofo Mario Sergio Cortella, para uma palestra com o tema “Da oportunidade ao êxito”.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui