Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) e ex-vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Adeildo Osório de Oliveira, tomou posse da cátedra 87, como acadêmico e patrono, na Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). O presidente do CFC, Aécio Dantas, esteve presente na cerimônia que aconteceu na última quarta-feira (26), em Salvador/BA. A atividade contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e reuniu acadêmicos e representantes do Sistema CFC/CRCs e de entidades da classe contábil.
Durante a solenidade, a presidente da Abracicon e ex-presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, realizou a aposição da indumentária ao homenageado e a entrega de certificado. Em seguida, fez a leitura da Declaração de Posse.
Com 40 anos de experiência profissional, um longo currículo no mercado, na atividade classista e na academia e uma vida dedicada à Contabilidade, Adeildo Osório foi homenageado pelos presentes. A presidente da Abracicon deu as boas-vindas ao homenageado e desejou sucesso ao contador.
Dando continuidade no evento, o contador fez o juramento e o discurso de posse. As palavras de Adeildo Osório tiveram tom altruísta, no qual o acadêmico homenageou os profissionais que foram importantes para ele ao longo de sua carreira, como os ex-presidentes do CFC, José Martonio Alves Coelho e Maria Clara Bugarim.
O presidente do CRCBA, André Luis Barbosa, destacou a gratidão pelo legado de Adeildo Osório. O contador destacou a relevância da academia e da produção científica para a profissão. “No momento em que conseguimos produzir, percebemos que estamos contribuindo para uma ciência”, enfatizou.
Barbosa ainda ressaltou a responsabilidade da academia para os avanços da profissão. “Cabe à academia, de um modo geral, tanto as universidades, quanto a Academia Brasileira de Contabilidade, a baiana e também dos outros estados trabalharem com produção para que possamos conseguir contribuir com a transformação de todo esse processo porque a ciência não acaba, mas a gente consegue com a Contabilidade se adaptar e trazer novos rumos e caminhos que, com certeza, vão agregar para que possamos ter uma profissão mais qualificada e forte”, destacou.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, reconheceu e parabenizou o homenageado por sua extensa carreira dedicada às Ciências Contábeis e à atividade de classe. O contador também ressaltou a importância da integração entre a academia e o mercado para o crescimento do Brasil. “Nós entendemos e reconhecemos que a academia e as práticas do mercado contábil são complementares. Uma fornece resposta a outra e a nossa profissão avança. Esse serviço vai muito além do âmbito contábil, trazendo ganhos para a nossa sociedade. O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade são diretamente proporcionais ao desenvolvimento socioeconômico e sustentável do nosso país”, explicou.
O ministro Nardes relacionou o momento com a relevância da governança, da integridade e da conformidade para a nação e disse que os profissionais da contabilidade são importantes para levar esses valores até os brasileiros. “Fazer parte desta composição, que envolve a Abracicon e todos os contadores do Brasil, é uma forma de nós evangelizarmos esta nação, de levar princípios de integridade, de ética e de moral para a população como um todo e o contador, de certa forma, professa isso, ele orienta”, disse.
Para assistir ao evento, clique aqui
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui