Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou da abertura do XVIII Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (ENCC). A programação inclui temas como Reforma Tributária, desenvolvimento tecnológico, perícia e contabilidade pública, assim como a apresentação de trabalhos acadêmicos. A atividade é uma iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) e da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (ACADERNCIC). O evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro, em Mossoró, distante cerca de 280km de Natal/RN.
O conselheiro do CFC, Erivan Borges, esteve presente na solenidade, celebrou a interiorização de evento e as novas propostas das lideranças do Conselho potiguar. “O 18º ENCC, realizado em Mossoró, é a concretização do lema de um grupo de profissionais que assumiu essa instituição com a ideia de inovar. E nós provamos que estamos inovando na gestão. Fizemos um evento em Pipa, outro disruptivo em Natal e agora viemos para o país de Mossoró transformá-lo na capital da Contabilidade do Brasil”, afirmou.
A realização do encontro no interior do Estado do Rio Grande do Norte também foi um ponto abordado pela vice-presidente de Controle Interno do CFC, Ana Luíza Pereira Lima, que representou o presidente da entidade, Aécio Dantas, no ENCC. “Outra questão que merece o nosso reconhecimento é a interiorização do evento. Essa decisão, Anailson, demonstra a preocupação do CRC Rio Grande do Norte em valorizar e prestigiar a classe contábil de todo o estado”, afirmou.
A contadora também ressaltou a importância estratégica dos profissionais da contabilidade. Sobre o assunto, falou sobre a atuação da classe tanto no assessoramento a governos de todas as esferas quanto na prestação de consultoria a empresas de todo território nacional. A vice-presidente ainda lembrou que, em função dessa responsabilidade, a capacitação se torna fundamental. “Como o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, tem defendido em diversas oportunidades, ‘a excelência é diretamente proporcional à capacitação’”, citou.
O presidente do CRCRN, Anailson Gomes, compartilhou com o público o alcance e papel estratégico do ENCC. “A realização anual desse tradicional evento, que se consolidou como um dos mais importantes da área no nosso estado, atende a demanda dos profissionais da contabilidade diante de um cenário cada vez mais dinâmico e exigente”, disse.
A solenidade também contou com a presença da conselheira do CFC, Maria do Rosário de Oliveira; o Secretário de Fazenda de Mossoró, contador Edilson Bezerra Júnior, representando o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria Estadual de Tributação; a contadora Tatiana Paula, representando o Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra; o representante da Receita Federal de Mossoró, Tiberio Graco; a acadêmica da ACADERNCIC, Jucileide Ferreira Leitão; o vice-presidente da Fecomércio RN, Michelson Ximenes; presidente do Sescon-RN, João Henrique Duarte; e o Gerente Regional Sebrae RN, Paulo Miranda.
O XVIII Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (ENCC) é transmitido pelo canal do CRCRN no YouTube. Para acessar o conteúdo, clique aqui.
XIV Encontro Nacional da Mulher Contabilista
Tanto o presidente do CRCRN quanto a vice-presidente de Controle Interno do CFC divulgaram, por meio dos seus discursos, o XIV Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). O evento acontece no próximo ano, entre dias 24 e 26 de setembro, em Natal. A iniciativa é uma das maiores do calendário contábil brasileiro e busca valorizar a presença da mulher nas Ciências Contábeis e a equidade de gênero, assim como promover a capacitação contínua e o networking.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui