Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
Na manhã do dia 30 de outubro, a sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) foi palco do III Seminário de Contabilidade Aplicada às Entidades Esportivas, realizado em parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O evento integra o esforço do Grupo de Trabalho de Entidades Esportivas da autarquia para difundir melhores práticas contábeis voltadas ao segmento esportivo, um setor que movimenta valores econômicos expressivos e exige rigor técnico cada vez maior.
A cerimônia de abertura contou com a participação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina, na ocasião, representando o presidente do CFC, Aécio Dantas; do conselheiro do CFC e coordenador do GT de Entidades Esportivas, Glaydson Trajano, e do presidente do CRCSP, João Carlos Castilho.
Na abertura do seminário, o anfitrião deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de o Conselho paulista sediar o encontro. “É um prazer receber vocês nesse evento. Buscamos sempre disponibilizar o nosso espaço para compartilhar conhecimento e promover a reunião da classe contábil”, afirmou João Castilho.
Em seguida, Glaydson Trajano apresentou um panorama do trabalho realizado pelo GT de Entidades Esportivas e os avanços conquistados desde sua criação. “Em função da criação do GT, que nasceu em 2019, tivemos a Orientação Técnica Geral (OTG) de 2019, destinada aos profissionais responsáveis pelos fechamentos das demonstrações financeiras de 2020. Também tivemos discussões relevantes para revisão, modernização e convergência das normas aos padrões internacionais, que culminaram na ITG (R2) 2023”, informou.
O conselheiro lembrou, ainda, que o Seminário de Contabilidade Aplicada às Entidades Esportivas, agora em sua terceira edição, é fruto da atuação do GT. “É uma satisfação estarmos aqui, perto dos profissionais, cumprindo essa missão institucional de promover a educação profissional continuada”, comentou.
A relevância do tema e o papel da Contabilidade na gestão esportiva foi o foco do discurso de José Donizete Valentina. “Hoje tratamos de um assunto que está no sangue do brasileiro e, por mais que tenhamos uma evolução recente na área desportiva, a classe contábil se destaca de forma exponencial ao se profissionalizar e aplicar as normas contábeis onde transita valores econômicos gigantescos”, disse.
O III Seminário de Contabilidade Aplicada às Entidades Esportivas é o primeiro evento a ser transmitido por meio da plataforma Educont, lançada pelo Sistema CFC/CRCs com o objetivo de unificar e expandir as oportunidades de qualificação profissional a distância para a classe contábil em todo o país. Por meio da plataforma, o profissional da contabilidade pode pontuar no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).
Para os interessados em acompanhar o III Seminário de Contabilidade Aplicada às Entidades Esportivas, que segue com palestras até o fim do dia, também podem acessar o perfil do CFC no YouTube aqui.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui




