Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC

Com o objetivo de reafirmar o compromisso com a democracia brasileira, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nesta segunda-feira (2), da abertura do Ano Judiciário Eleitoral 2026, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).

A nove meses das eleições, o presidente do CFC, Joaquim Bezerra, destacou como prioridades da atuação institucional o acompanhamento e o debate das resoluções do TSE relacionadas à prestação de contas partidárias, além da permanente disponibilidade da Contabilidade brasileira para colaborar com a Justiça Eleitoral.

“Seguiremos contribuindo para a evolução das normas contábeis que regem a Contabilidade Eleitoral e para o fortalecimento da transparência das campanhas no pleito de 2026. Esse é o compromisso da contabilidade brasileira com eleições mais limpas e com a confiança pública da informação”, afirmou.

A sessão extraordinária foi conduzida pela presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia. Em seu discurso, a magistrada apresentou panorama das ações previstas pelo TSE ao longo de 2026, com ênfase na responsabilidade institucional diante das eleições gerais.

Em outubro, o Brasil elegerá o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. “É um ano de eleições gerais, no qual questões específicas impõem a nós, juízas e juízes eleitorais, comportamentos ainda mais rigorosos em nossas condutas e mais transparentes em nossas ações, motivações e decisões”, destacou a ministra.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui