Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC
Compartilhar experiências internacionais e conhecimentos de interesse da classe contábil. Esse é o objetivo do Programa Rota do Conhecimento, apresentado nesta terça-feira (8), pela Escola de Governança e Gestão dos Conselhos de Contabilidade (EGC). Na ocaisão, o vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, conduziu a palestra “A Mentalidade da Nasa: Criatividade e Processos para Alta Performance.”
Em sua fala, Alencar destacou experiências enquanto representante do CFC no Programa Internacional de Educação Executiva “Fenacon na NASA”. “Quero agradecer a presença de todos e decidimos que, a partir de agora, traremos todo cunho técnico para capacitar nossos conselheiros e nosso time, após as nossas participações em eventos como este. Dessa forma, cumprimos com o dever de transimitir conhecimento”, explicou o vice-presidente.
Ao chegar no local de visitas da Nasa, Alencar Bezerra se deparou com três frases capazes de desenvolver diversas relflexões. “A primeira é: ‘Falhar não é uma opção’. Isso tem a ver com o comprometimento de uma missão, com a responsabilidade coletiva e a clareza do nosso propósito. A segunda frase diz: ‘Ouse coisas grandiosas’. Tenho certeza que cada um de nós aqui conquistou alguma coisa na vida e, para isso, foi preciso ousar. A terceira diz: ‘Para o benefício de todos’. Se cada um de nós assimilarmos o espírito público de responsabilidade, é muito difícil algum projeto dar errado”, disse Bezerra.
Cultura da Nasa
Durante a palestra, Alencar Bezerra também apresentou alguns tópicos que refletem a alta performance nas atvidades da Nasa. “São eles: ‘Excelência com Disciplina’, porque para eles, excelência é fazer o simples de forma extraordinária, todos os dias. ‘Feedback e Aprendizagem Contínua’ mostra que para a Nasa, não importa quem errou, importa o que aprenderam. ‘Colaboração com Propósito’ ensina que, quando todos sabem a missão, cada um sabe o seu valor”, contou.
Por fim, Bezerra agradeceu a todos os conselheiros, representantes, empregados efetivos e comissionados, colaboradores, estagiários e aprendizes do Sistema CFC/CRCs. “Quero agradecê-los por essa oportunidade e dizer que podemos ser melhores a cada dia. Na condição de líderes, sempre abriremos caminhos para o conhecimento”, finalizou.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui