Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou da reunião ordinária de 2024 da International Federation of Accountants (Ifac). A atividade aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, em Paris (França), e reuniu representantes de entidades contábeis do mundo todo. Na ocasião, Jean Bouquot foi anunciado como o novo presidente da Ifac e permanecerá no mandato por dois anos.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, representou a entidade no encontro. O contador esteve acompanhado da ex-presidente do Conselho e presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim; da diretora-executiva do CFC, Elys Souza; e da conselheira do CFC, Monica Foerster. O ex-presidente do Instituto de Auditoria Independente (Ibracon), Francisco Sant’Anna, também participou da programação. Foerster, que preside o SMP Advisory Group (SMPAG), participou da reunião council + thought leadership session e do Ifac board.
Dantas contou que o evento reuniu mais de duzentos participantes e falou sobre as principais atividades que estão ocorrendo no encontro da Ifac. “São dias de intensas discussões sobre aspectos globais que envolvem a profissão contábil, tais como sustentabilidade, ética, inteligência artificial, além de termos a oportunidade de obter uma visão geral sobre os trabalhos dos diversos comitês de padronização de normas internacionais da profissão”, contextualizou.
Sobre as principais tendências e oportunidades para 2025, a Ifac elencou e discutiu temas, como conflitos geopolíticos e disrupção na economia global; confiança e o papel da ética; sustentabilidade e criação de valor sustentável; tecnologia e inteligência artificial; atração, desenvolvimento e retenção de talentos; e escrutínio regulatório e percepção pública de auditoria e garantia.
Durante a reunião também foram admitidos novos membros e associados na federação. Entre os novos membros da IFAC estão o Colegio de Contadores Públicos de Pichincha y del Ecuador; o Consejo General de Economistas de España; e a Associação dos Emirados para Contadores e Auditores. Já os novos associados são o Instituto de Revisores Oficiais de Contas das Maldivas; o Ordre National des Experts-Comptables Algériens; o Ordre des Professionnels Comptables du Burundi; e o Ordre National des Experts Comptables du Gabon.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui