A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta no Dia Mundial da Doença de Chagas, comemorado nesta sexta-feira (14), informando que a taxa de detecção da doença é inferior a 10%.
Estima-se que o protozoário Trypanossoma cruzi, responsável pela infecção, afete cerca de 6 milhões de pessoas nas Américas, com a ocorrência de 30 mil novos casos anualmente na região e uma média de 14 mil mortes a cada ano.
No Brasil, calcula-se que haja pelo menos um milhão de pessoas atualmente infectadas pelo T. cruzi.
Leia mais: Tocantins Alerta A População Para Prevenção E Tratamento Da Doença De Parkinson
Campanha de conscientização
O Dia Mundial da Doença de Chagas tem como objetivo conscientizar sobre o combate à enfermidade, que pode ser assintomática.
A campanha de conscientização deste ano destaca as baixas taxas de detecção e as frequentes barreiras no acesso a cuidados médicos adequados.
Em um comunicado, Jarbas Barbosa, diretor da Opas, afirmou que a doença de Chagas é pouco conhecida apesar de afetar milhões de pessoas.
Ele fez um apelo aos governos, profissionais de saúde e trabalhadores comunitários para que trabalhem em conjunto e concentrem seus esforços nas populações mais vulneráveis, com o objetivo de eliminar Chagas como um problema de saúde pública em breve.
Leia Também: Governo Autoriza O Aumento No Preço Dos Remédios
Doença de chagas
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido principalmente por insetos conhecidos como “barbeiros”.
A doença afeta principalmente as populações mais pobres e vulneráveis das Américas, incluindo América Central e do Sul, e pode causar sintomas como febre, inchaço dos gânglios linfáticos e fadiga.
A doença de Chagas pode levar a problemas cardíacos e digestivos graves e, se não for tratada, pode ser fatal.
Leia Também: Covid: Aplicação Da Vacina Bivalente Deve Começar No Mês De Fevereiro
Transmissão
A doença de Chagas é transmitida principalmente por insetos conhecidos como “barbeiros”, que se alimentam do sangue humano durante a noite e podem defecar próximo ao local da picada.
As fezes dos insetos podem conter o Trypanosoma cruzi, o parasita causador da doença, que pode entrar no organismo humano através da pele ou mucosas do local da picada, ou por meio de alimentos ou bebidas contaminados com as fezes infectadas.
Além disso, a doença de Chagas também pode ser transmitida de outras formas, como pela transfusão de sangue contaminado, pela transmissão vertical (da mãe infectada para o feto durante a gravidez) ou pela ingestão de alimentos contaminados, especialmente frutas e sucos de frutas que foram preparados por pessoas infectadas.
A transmissão por via sexual e por acidente laboratorial também são possíveis, embora sejam menos comuns.
Leia Também: Rui Costa Anuncia Lançamento Iminente Do Novo Farmácia Popular
Sintomas
A doença de Chagas pode apresentar diferentes sintomas dependendo da fase da infecção. Na fase aguda, que dura algumas semanas ou meses após a infecção, os sintomas podem incluir febre, inchaço dos gânglios linfáticos, mal-estar, dor de cabeça, cansaço, dor abdominal, vômitos, diarreia e rash cutâneo.
Na fase crônica, que pode durar anos ou décadas, muitos pacientes permanecem assintomáticos ou apresentam apenas sintomas leves.
No entanto, em alguns casos, a doença pode levar a problemas cardíacos, como arritmia, insuficiência cardíaca, aumento do coração e morte súbita, ou a problemas digestivos, como megacólon (dilatação do cólon) e megaesôfago (dilatação do esôfago).
É importante ressaltar que a doença de Chagas pode ser assintomática por anos, por isso é importante fazer exames de detecção caso você tenha vivido ou visitado áreas endêmicas ou tenha sido exposto a condições que possam ter aumentado o risco de infecção pelo Trypanosoma cruzi.
Leia Também: Farmácia Popular: TCU Indica Riscos De Fraude
Como detectar a doença?
A detecção da doença de Chagas é feita por meio de exames laboratoriais, como o teste de ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) ou o teste de Western blot, que identificam a presença de anticorpos contra o Trypanosoma cruzi no sangue do paciente.
Além disso, é possível detectar o parasita em amostras de sangue por meio de microscopia ou testes moleculares, como a PCR (Polymerase Chain Reaction).
É importante que a detecção seja realizada precocemente para que o tratamento seja iniciado o quanto antes e evitem-se complicações graves da doença.
Caso você tenha suspeita de ter sido exposto ao Trypanosoma cruzi, é recomendado procurar um profissional de saúde para fazer a avaliação e os exames necessários.
O post Chagas: Doença silenciosa que afeta 6 milhões de pessoas nas Américas apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui