Se você já possui um website com um certo tráfego de visitantes mas não está conseguindo retê-los, ou pior, convertê-los em clientes para seu negócio, está na hora de considerar investir em um chat online.
De acordo com diversas pesquisas realizadas por empresas que já utilizam esta ferramenta para conversar e converter clientes no site, o chat online é o canal de atendimento online que apresenta o maior índice de satisfação.
Por isso, para que possa atingir o potencial máximo e reter mais consumidores, confira nossas dicas de como aumentar a conversão de clientes do seu site com um chat online.
1. Fique atento ao tempo de resposta
Um dos fatores mais importantes relacionados às chances de converter através do atendimento via chat online é o tempo de resposta.
Afinal, de nada adianta ter um chat na página de seu negócio se você não for capaz de responder visitantes antes que desistam do atendimento e simplesmente saiam da página.
O chat online é um canal de comunicação instantânea, imediata, então é importante certificar-se que sua equipe está atendendo clientes rapidamente e, para isso, existem técnicas e recursos que você pode aproveitar em ferramentas profissionais, como:
- Atalhos para respostas gravadas podem ajudá-lo a lidar com perguntas frequentes de forma eficiente, minimizando o tempo de escrita;
- Respostas automáticas, como confirmações de recebimento de contato e outras mensagens que deixam claro para o visitante que sua equipe recebeu a mensagem;
- O uso de chatbots para triagem de atendimento ou para resolução de perguntas frequentes.
Portanto, certifique-se de usar recursos profissionais para responder rapidamente e aumentar suas chances de reter clientes na página.
2. Seja proativo no atendimento
Definitivamente não poderíamos deixar de falar dos convites proativos quando o assunto é aumentar a conversão de clientes através do chat online.
Convites proativos mensagens personalizáveis, enviadas automaticamente para visitantes assim que gatilhos configurados por você forem ativados.
Para exemplificar, você pode criar um convite proativo com a mensagem “Olá, gostaria de saber mais sobre nossos serviços? Converse comigo aqui no chat!” sempre que um cliente abrir sua página de produtos.
A maior vantagem do convite proativo é que, com ele, você quebra as barreiras de comunicação impostas pelo ambiente digital. Será possível monitorar visitantes acessando cada página em tempo real e abordá-los da melhor forma possível.
3. Configure seus formulários
Chats online são muito mais que apenas um canal de atendimento, eles realmente servem como uma plataforma para aproximar clientes de seu negócio.
Mesmo que não ofereça atendimento 24/7 em seu site, não deixe de configurar formulários para que possa coletar dados de visitantes, como nome, e-mail, telefone para contato e permitir que possam solicitar ajuda mesmo quando sua equipe estiver offline.
Dessa forma, além de poder cadastrar estes dados em sua base, sua equipe poderá retornar o contato o quanto antes, chamando o cliente em potencial de volta para a sua página.
4. Empregue técnicas de vendas
Como já mencionamos, além de um canal de atendimento, o chat online é um canal de vendas onde sua equipe pode empregar técnicas como o upsell e o cross sell para apresentar produtos aos consumidores.
Seja através de uma metodologia de vendas SPIN ou outras técnicas para vender, certifique-se de trabalhar de forma personalizada.
Nenhum cliente quer se sentir apenas como “mais um” ao conversar com sua equipe no chat online.
Portanto, para aumentar a conversão de clientes e vender mais, saiba ouvir e personalize o atendimento de acordo com as dores, desafios, necessidades e interesses de cada consumidor.
5. Equilibre o uso de chatbots e atendimento humanizado
Por fim, outro fator crucial sobre o atendimento via chat online é encontrar o equilíbrio entre o uso de atendimento automatizado, chatbots e atendimento humanizado.
Isso porque, de acordo com uma pesquisa da própria Forbes, consumidores preferem conversar com atendentes humanos.
E na verdade, isso é válido para qualquer canal de atendimento, não apenas o chat online. Quantos clientes não desistem de um atendimento após perder preciosos minutos em uma URA (Unidade de Resposta Audível) no telefone?
Chatbots ainda são extremamente úteis para lidar com demandas mais simples, mas eles não possuem empatia e definitivamente não substituem uma equipe de atendimento e vendas capacitada.
Hora de aumentar a conversão de clientes com um chat online
Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a entender como você pode alavancar este canal de atendimento para conquistar mais clientes e gerar mais oportunidades de negócios.
Lembre-se que um excelente atendimento ao cliente pode fazer toda a diferença em seu negócio e, especialmente no meio digital, é importante destacar-se da concorrência e ser capaz de abordar e conversar com clientes enquanto ainda estão em seu website.
Não deixe de conferir mais conteúdos sobre como melhorar o atendimento online em seu negócio e, caso ainda não tenha um chat online, instale o JivoChat gratuitamente em sua página agora mesmo para começar a converter visitantes em clientes!
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Fonte: Jornal Contábil
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