No que se refere às áreas de Contabilidade e Fiscal, o ChatGPT – gerador de conteúdo mais falado do momento – mostrou grande potencial para uso em serviços automatizados, como atendimento online ao cliente, mas ainda vai demorar um pouco para essa ferramenta realizar análises preditivas de planejamento e cálculo tributário. Essa é a opinião de Jussana Ferreira da Silva, vice-presidente de e-commerce da Associação Brasileira de Tecnologia para o Varejo (AFRAC). Como é uma ferramenta nova, o ChatGPT ainda precisa de ajustes, afirma.
“Dependendo do assunto que pesquiso, o ChatGPT traz coisas tributárias antigas que não estão de acordo com uma norma nova. Ele precisa ser calibrado, porque tudo muda muito rápido. Então, em um primeiro momento, não dá para usar como consultor tributário. Isso ainda precisa melhorar”, afirma.
Por outro lado, o ChatGPT abre boas possibilidades de automatização de serviços e processos, observa Jussana. Isso é confirmado pela pesquisa que o ContNews fez no ChatGPT, com a seguinte solicitação: “escreva como o ChatGPT pode ser usado em negócios inovadores em Contabilidade e Impostos”.
Para a ferramenta, o atendimento ao cliente via chatbot e automação de rotinas são serviços que ele pode executar no futuro (veja abaixo).
ChatGPT
Lançado em novembro de 2022, o gerador de conteúdo ChatGPT assombrou o mundo com suas respostas detalhadas e articuladas sobre qualquer assunto, inclusive Contabilidade e Fiscal.
Essa ferramenta de pesquisa é, basicamente, um chatbot programado por inteligência artificial e machine learning para responder em linguagem natural a questionamentos diversos, como “escreva um poema sobre o Brasil (ou o time do coração, por exemplo)” ou “crie três posts no Instagram para divulgar os serviços contábeis da empresa X”.
Para testar a funcionalidade e precisão do ChatGPT, o portal ContNews testou a versão gratuita, que está disponível no site https://openai.com/blog/chatgpt mediante cadastro. A tela inicial está em inglês, mas basta digitar as perguntas em português e a ferramenta responderá no mesmo idioma.
Negócios inovadores
Não demorou para a resposta vir com quatro alternativas: 1. Atendimento ao cliente; 2. Análise de dados; 3. Automação de tarefas e 4. Previsão de tendências fiscais.
As alternativas restantes estão no quadro abaixo:
ChatGPT x Google
Ainda em fase inicial, o ChatGPT apresenta algumas instabilidades de conexão na versão gratuita. A resposta à pergunta do ContNews, por exemplo, foi interrompida antes do encerramento. Mesmo assim, vale a pesquisa e quanto mais precisa for a pergunta, mais detalhada será a resposta.
Já a versão paga (ChatGPT Plus) apresenta maior estabilidade de conexão e velocidade de resposta. Ela pode ser adquirida por US$ 20 (cerca de R$ 100).
Importante destacar que a ferramenta oferece respostas imprecisas em alguns casos e de forma alguma substitui o conhecimento e experiência humana. Mas a linguagem natural usada faz com que a ferramenta já seja considerada uma ameaça real ao domínio do Google como principal site de pesquisas do mundo.
Isso porque, ao digitar qualquer pergunta no Google, as respostas que o buscador traz são links diversos sobre o assunto, para que o usuário faça a sua própria pesquisa. Já no ChatGPT, a resposta vem de forma direta.
Como funciona?
Para gerar conteúdo, esse chatbot “turbinado” funciona com base em um sistema de rede neural de aprendizado profundo, chamado Transformer. Nesse ambiente de machine learning, ele é exposto a grandes quantidades de dados de texto e ‘aprende’ a prever a próxima palavra em uma sequência lógica.
É assim que a ferramenta consegue ‘interpretar’ uma pergunta e escrever uma resposta completa e relevante. Se a pergunta for reformulada, a resposta varia e é aprimorada com o tempo. À medida que a ferramenta for ganhando escala de uso, a Microsoft (sua desenvolvedora) promete aplicar novos aprimoramentos.
O post ChatGPT tem potencial enorme para comunicação com o cliente, mas ainda precisa ser ‘calibrado’ para oferecer consultoria tributária, diz VP da AFRAC apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui