Reforma Tributária e inovações tecnológicas vão movimentar o mercado e exigir novas estratégias dos profissionais contábeis.

 

Com o início do ano, começam a entrar em cena também mudanças e inovações que podem transformar a contabilidade. São novidades que trazem mais eficiência, precisão e valor estratégico às funções contábeis, mas que também podem trazer desafios. Para apoiar profissionais desse setor, Fabiano Azevedo, contador e parceiro da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, antecipa tendências que podem movimentar o cenário em 2025 e sugere como se preparar para elas. Conheça abaixo.

 

1 – Adaptação para a Reforma Tributária

A Reforma Tributária será um dos maiores motores de transformação no setor contábil. A simplificação do sistema tributário exigirá rápida adaptação às novas regras, incluindo atualização de sistemas e reeducação das equipes. Embora o objetivo seja reduzir a burocracia, a transição não será imediata. Durante esse período, o contador terá que atuar de forma estratégica, guiando os empresários e transmitindo informações de maneira clara. “Em 2025, a contabilidade será essencial na interpretação das novas leis, ajudando as empresas a se adaptar e aproveitar as mudanças tributárias”, alerta Fabiano.

 

2 – Inteligência Artificial (IA) e automação

A integração de Inteligência Artificial (IA) e automação seguirá em crescimento. Segundo a Gartner, até 2026, 30% das empresas automatizarão mais da metade de suas atividades de rede. A tecnologia traz benefícios como a otimização de tarefas repetitivas, aumento da eficiência e agilidade. Para os contadores, facilitará o processamento de transações e conformidade regulatória, liberando tempo para tarefas mais estratégicas. A IA também ajudará na análise de grandes volumes de dados, oferecendo insights mais alinhados aos negócios para decisões mais assertivas.

 

3 – Educação e capacitação contínua

Com as mudanças regulatórias e tecnológicas, a educação contínua será essencial para os profissionais de contabilidade. Em 2025, haverá uma demanda crescente por cursos e certificações em novas tecnologias e legislação tributária, como a recente reforma tributária. “Investir em capacitação garantirá que os contadores estejam preparados para enfrentar os novos desafios e aproveitar as oportunidades. Inclusive, já existem no mercado algumas opções para contadores, como o Portal Certo, e empreendedores em universidades corporativas, ainda gratuitas, como o Curso de Reforma Tributária para PMEs na Omie.Academy ”, aponta o contador.

 

4 – ESG (Environmental, Social, and Governance)

A responsabilidade social e a sustentabilidade continuarão a ser prioridades para as empresas. Sendo assim, será necessário ter expertise na criação e interpretação de relatórios de impacto ambiental e social. “É esperado um papel mais estratégico para apoiar nesses materiais e no desenvolvimento de ações sustentáveis. Veremos uma  integração maior dessas práticas nos relatórios financeiros porque companhias que as adotam se destacam no mercado e podem atrair mais investidores”, afirma Fabiano. 

 

5 – Contabilidade em nuvem

A contabilidade em nuvem permanecerá uma tendência dominante devido à sua flexibilidade e acessibilidade. Essa abordagem permite que a gestão contábil utilize softwares baseados na nuvem para executar e armazenar tarefas e dados, facilitando o trabalho remoto, promovendo a colaboração em tempo real e a eficiência operacional. No próximo ano, a integração com outras plataformas de negócios em nuvem proporcionará uma visão abrangente das finanças empresariais.

 

por Omie / NOVA PR

O post Cinco tendências que irão influenciar a contabilidade em 2025 apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: PORTAL CONTNEWS
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui