Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nesta segunda-feira (29), mais uma edição do Circuito Técnico. Na ocasião, o tema em destaque foram as “Normas Contábeis em Audiência Pública sobre Investimentos em Coligadas, Valor Presente e Notas Explicativas”.
O evento contou com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom, para os inscritos, e por meio do canal do CFC no YouTube, para o público em geral. A participação no encontro, com a inscrição devidamente realizada, gera pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.
Nesta edição, a abertura e a moderação foram conduzidas por Aloísio Rodrigues da Silva, conselheiro da Câmara Técnica; e os painelistas foram: Eliseu Martins, professor emérito da FEA/USP; Silvio Takahashi, coordenador de GT-IASB; e Patrick Matos, contador membro do Global Preparers fórum do IASB.
Na ocasião, Patrick Matos destacou o processo desencadeado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), perante a necessidade de revisão de algumas normas contábeis.
Segundo o contador, ao longo do tempo “algumas normas, em maior ou menor grau, precisam ser revistas para poder acompanhar o avanço da normatização internacional e dos aspectos técnicos que envolvem as IFRS”, disse Patrick.
Para Silvio Takahashi, o processo de convergência das normas internacionais e também sobre o período de disponibilização em audiência pública. “É muito importante ouvir durante o processo de audiência pública se algum detalhe da Norma, principalmente do ponto de vista dos preparadores, se algo passou despercebido, ou se é muito difícil se implementar na prática”, afirmou.
Na sequência, o Eliseu Martins falou sobre a OCPC 07, que está na primeira revisão. A norma trata sobre a evidenciação na divulgação dos relatórios financeiros para fins gerais, com enfoque nos aspectos da relevância das notas explicativas.
De acordo com o especialista, “é preciso entender que não é só nas notas explicativas. Muitas divulgações são feitas, é claro, dentro das próprias demonstrações primárias do próprio balanço”, destacou Eliseu.
Sobre o Circuito Técnico
Organizado e conduzido pela Câmara Técnica do CFC, o Circuito Técnico tem o objetivo de fornecer aos profissionais da contabilidade informações sobre temas do dia a dia de trabalho, para que a prestação de serviços à sociedade seja cada vez melhor.
Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui