Provavelmente você já ouviu aquela famosa frase: o cliente tem sempre razão! Ela representa um cenário, principalmente para quem trabalha com vendas, que diz sobre atender as necessidades e desejos de quem utiliza seus serviços ou compra algum de seus produtos. Mas, quando falamos de um escritório contábil?
Bom, essa máxima pode se valer, porém, é necessário entender o tipo de cliente que está lidando, o que ele busca e principalmente, como atendê-lo da melhor forma.
Por isso, vamos trazer neste artigo, os 6 principais tipos de clientes de um escritório contábil e como fazer para que eles se tornem fiéis à sua contabilidade. Vamos a eles?
1. Cliente iniciante: adote-o como filho para o seu escritório contábil
Esse é o tipo de cliente que mais demanda atenção de seu escritório. Em geral, eles estão abrindo sua primeira empresa, ou usando pela primeira vez um serviço de escritório contábil.
Para eles, o contador é necessário apenas para o imposto de renda e não conhece as outras dores que seu negócio possui.
Portanto, para fidelizar esse cliente, produza conteúdos para conscientizá-los de como o seu escritório pode ser importante, quais outras obrigações ele precisa entregar e como você pode ser importante e estratégico para o sucesso da empresa.
Mostre-se sempre disponível e que conhece os problemas dele.
2. Cliente desorganizado: dor de cabeça, perda de tempo e dinheiro
Quantas vezes você já ouviu algumas dessas frases: “nossa, esqueci!” “Que documento é esse?” “Até quando eu posso te entregar isso?”
Todos sabemos que contabilidade é sinônimo de prazos. São muitas obrigações, registros, guias e documentos. Portanto, quando você se deparar com clientes desorganizados, a primeira medida a ser tomada e ter calma.
Depois, é importante convencê-los de que se organizar é importante, não só para o bom funcionamento da contabilidade, mas também da empresa como um todo.
Uma boa dica é contar com soluções que permitam a integração entre vocês. Existem no mercado, softwares que permitem o envio e recebimento de documentos de forma automatizada. Além disso, essas soluções permitem ainda criar rotinas de lembrete por e-mail, para que os seus clientes não percam nenhum prazo.
3. Cliente que entende de contabilidade
No contraponto dos clientes novatos, existem aqueles que entendem o que a sua empresa precisa entregar em termos de contabilidade. A princípio, eles podem ser menos problemáticos, porém, é necessário ficar atento.
Por entenderem do mercado contábil, eles podem cobrar com excesso as entregas do seu escritório contábil. Em compensação, esses clientes costumam enviar todos os documentos e informações de maneira organizada e dentro do prazo.
Portanto, é necessário estabelecer limites e sempre passar a confiança de que os serviços de contabilidade serão entregues. Para eles, um software que possibilite o acompanhamento das atividades do seu escritório pode ser muito importante.
4. Clientes antiquados são um desafio para o seu escritório contábil
Falamos muito em avanços tecnológicos e futuro, porém, não podemos esquecer daqueles clientes mais velhos e que começaram a trabalhar quando o papel ainda era a principal ferramenta de registros.
Eles tendem a não aceitar muito bem as novas tecnologias e podem gerar problemas, principalmente com prazos. A dica, para esses casos, é ter paciência e diálogo. Eles vão se adaptar à nova realidade, porém, isso não será de um dia para o outro.
Mais uma vez, produzir conteúdos para que eles se acostumem com as novas ferramentas, é fundamental.
5. Cliente nervoso, cuidado com o tratamento
Estes podem ser os mais difíceis de lidar. Geralmente são ríspidos, impacientes e, por vezes, entendem os serviços do seu escritório contábil apenas como uma obrigação.
Para eles, é recomendável paciência e excelência. A única forma de acalmar os ânimos é entregar um serviço de qualidade e ter calma para ouvir críticas.
6. Cliente promotor: sonho de consumo do escritório contábil
Esse é o cliente dos sonhos de todo escritório contábil. Eles, de maneira geral, estão felizes que os seus serviços e divulgam para toda a rede de contato. Lembre-se, eles também precisam de cuidados, pois, tendem a se acostumar com o padrão de atendimento.
Portanto, nunca deixe cair o nível!
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