O cliente que tiver alguma dívida com bancos e não conseguir pagar vai poder fazer uma renegociação por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A campanha irá até o dia 31 de março.
Será possível obter descontos diferenciados para pagamentos das dívidas com cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais dívidas em atraso com bancos e financeiras. Só não será possível negociar dívidas com bens em garantia, como carros, motos e imóveis.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) foi quem teve a iniciativa de criar a campanha e teve o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O cliente poderá negociar suas dívidas diretamente pelos canais de atendimento dos bancos e financeiras, pelo portal Consumidor.gov.br e nos Procons, presencialmente.
Leia Também: Dias Toffoli Arquiva Investigações Contra O Ex-Presidente Bolsonaro
Dicas da Febraban para fazer a negociação
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), você primeiro deve fazer uma consulta na plataforma Registrato, do Banco Central, para ter informações sobre dívidas com empréstimos e financiamentos em seu nome e o valor atual dela.
Em seguida, você deverá estipular um valor que pode pagar todo mês e que esteja dentro do seu orçamento. A Febraban recomenda verificar entradas e saídas de dinheiro, incluindo as despesas mensais fixas, como aluguel, prestações, financiamentos e as variáveis (contas de água, luz, gás, supermercado, transporte e outras). Some os gastos e veja quanto sobra para pagar a dívida.
Quando você for negociar, procure primeiro saber as condições oferecidas pelas instituições financeiras para a quitação da dívida. Quando você concordar, estará assinando um acordo de negociação.
Nos casos em que você não concordar com o que está sendo oferecido, terá o direito de fazer uma contrapropostas para chegar a um acordo.
A pessoa que tiver condições, deve pagar as dívidas em uma única vez. Isso pode garantir maiores descontos e prazos.
Os superendividados
Aqueles clientes que estão superendividados e não tem condições de pagar a dívida sem comprometer o seu orçamento para despesas essenciais, deverá procurar os órgãos de defesa do consumidor para que tenham acesso à Lei do Superendividamento, que prevê um tratamento especial aos que se enquadram no perfil.
Leia Também: Proposta Regulamenta Regras Gerais Para Cobrança Do IPVA Pelos Estados
Descontos
Durante a campanha, que também conta com o apoio dos Procons e do Banco Central, serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento da dívida, a critério de cada instituição, que define as regras e condições a serem ofertadas.
Na página sobre o Mutirão Nacional, há vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.
No último mutirão, realizado em novembro do ano passado, mais de 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados.
A Febraban lembra que depois que o consumidor fizer a renegociação deverá pagar sua dívida em dia e não poderá ter atrasos.
O post Clientes vão poder negociar suas dívidas com os bancos apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui