imagem por @chayanuphol / freepik

Ao abrir uma empresa muitas dúvidas podem surgir, é comum não conhecer todos os procedimentos necessários para abertura de uma empresa.

Afinal, os procedimentos são muitos e estão em constante atualização, até os contadores mais experientes podem ter alguma dúvida.

Hoje nós vamos tirar algumas dúvidas frequentes dos empresários iniciantes: Como incluir o CNAE no CNPJ e como escolher o código CNAE?

Leia este artigo até o final e se informe.

O que é código CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), ou código CNAE, tem o objetivo de classificar as empresas de acordo com as atividades econômicas que essas empresas desempenham, para fins de tributação e outros motivos.

O código CNAE deve estar presente em uma empresa para definir em quais áreas essa empresa atua,  se o código CNAE não estiver em concordância com a atividade da empresa o cliente poderá recusar a nota fiscal e isso geraria uma dor de cabeça desnecessária para o empresário.

Então, fica entendido que o código CNAE deve estar de acordo com a atividade econômica exercida pela da empresa.

Como consultar os códigos CNAE

O código CNAE estabelece todas atividades que podem ter em um CNPJ (Cadastro De Pessoa Jurídica), todos códigos CNAE são aceitos pela Receita Federal.

Como o governo vem criando novas chances para empreendedores informais se regularizarem, basta conferir se existe um código CNAE que está de acordo com o seu empreendimento e se regularizar como um Microempreendedor Individual (MEI), mas confira antes a lista de atividades que podem ser MEI em 2021.

A classificação pode ser consultada pelo Portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na página do CONCLA  (Comissão de Classificação), ela é uma página específica para consultar o código CNAE da sua empresa de acordo com a classificação econômica (ou classificações).

Como incluir o código CNAE no CNPJ da empresa?

No CONCLA  você poderá verificar todas atividades econômicas por ordem alfabética, uma empresa poderá ter uma atividade principal e até 99 atividades secundárias. Tenha atenção e registre todos códigos de acordo com as atividades que a sua empresa for exercer.

Para adicionar um CNAE ou vários ao CNPJ da sua empresa, você deverá realizar uma consulta e definir quais serão os códigos, isso será feito pelo portal CONCLA, na aba “Estrutura”.

Lá você poderá encontrar todos os códigos possíveis, definir quais serão as classificações e subclassificações, os códigos primários e secundários.

Procure um profissional

Como sempre orientamos, quando for abrir uma empresa busque a ajuda de um contador. 

Não tente fazer tudo por conta própria, erros em qualquer parte no processo de abertura de uma empresa principalmente na escolha dos códigos CNAE ́ s podem fazer com que você venha a ter problemas futuramente.

Então, comece com o pé direito e busque ajuda de um profissional qualificado.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas
?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido
, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.

O post CNAE: Aprenda como incluir no seu CNPJ apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui