Imagem por @user4894991 / freepik

Uma nova lei de trânsito está movimentando os motoristas e principalmente os seus veículos. Essa mudança também pode gerar multa e perda de pontos na carteira de habilitação. Isso porque o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alterou algumas normas que autoriza o uso do insulfilm nos vidros dos veículos.

O condutor de veículos no Brasil tem preferência pela película mais escura, que é colocada nos vidros e para-brisa.

Um dos objetivos da alteração na regra, segundo o órgão, é para continuar mantendo a segurança dos condutores e passageiros. A preocupação está no fato da película interferir na visibilidade e na forma que elas são aplicadas nos vidros. A prioridade é o índice de luminosidade, que é de no mínimo 70%, sejam os vidros coloridos ou incolores.

A partir de agora será exigido do motorista que o insulfilm esteja dentro dos padrões exigidos. Neste caso, quando você for parado numa blitz, os agentes de trânsito vão poder utilizar um Medidor de Transmitância Luminosa para verificar se o insulfilm do seu carro atende às determinações.

São verificados pelo o aparelho, a porcentagem de transmitância luminosa, ou seja, a quantidade de luz que passa entre o vidro do carro e a película.

Veja o que diz a lei?

De acordo com a resolução CONTRAN nº 960/2022, o para-brisa e os vidros laterais dianteiros devem estar sem bolhas, pois elas afetam a visibilidade do condutor. A exigência é que nesses mesmos vidros o índice de luminosidade deve ser de 70%. Também é obrigatório que a película contenha impresso o seu grau de visibilidade.

Porém, cuidado, se você não estiver dentro dos padrões de uso do insulfilm, será aplicada uma multa de R$ 195,23 sem contar que o motorista irá perder 5 pontos na carteira de habilitação. Isso porque essa infração será considerada grave. Outro detalhe, não vai ser possível transferir os pontos para outra pessoa, pois a infração fica registrada no prontuário do veículo.

Nos casos em que você for parado e o agente de trânsito identificar a infração, será exigida a remoção da película. E se você mostrar que não vai deixar que façam a retirada, o seu veículo poderá ser removido pelo guincho e só será liberado após ser resolvida a situação.

Como saber se o insulfilm nos vidros do carro está correto?

A melhor opção para você ter certeza que o insulfilm está correto é procurar um profissional especializado. Deverá sempre estar ligado na durabilidade das películas, já que esse é um fator que pode variar de acordo com o material de que elas são feitas e também com a aplicação.

Você vai saber que está na hora de trocar a película do seu carro quando acontecer certos detalhes como:

  • Mudança de cor;
  • Descolamento;
  • e a presença de bolhas.

Observando esses detalhes, saiba que já está na hora de trocar ou remover o insulfilm.

O post CNH: motorista poderá ser multado por uso incorreto de insulfilm apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui