A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passou por mudanças que começam a valer a partir deste ano. Conforme publicado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no final de 2021. A CNH ganhou um novo modelo que estará disponível a partir de junho de 2022.
As mudanças também aconteceram nas cores, que terá agora o verde e amarelo (cores predominantes), um novo quadro que consta códigos de todos os tipos de veículos e também indica quais modelos o motorista pode dirigir.
As mudanças
A partir de agora os veículos serão divididos por categoria, sendo um total de 14 combinadas com as letras (A, B, C e D) e o número 1. Dando fim a atual categoria. Cada tipo de CNH vai a partir deste ano, terá novos códigos, como por exemplo (CE, C1E, DE, D1E).
Será ampliada para B1 e C1 a atual categoria principal do país, a B, destinada a pessoas que vão dirigir veículos automotores de 4 rodas (capacidade 8 passageiros), não sendo possível exceder o peso bruto de 3.500 kg.
Motos
As motos estarão na categoria A1, podendo aparecer motos de maior porte, ou seja, poderá acontecer uma limitação conforme o tamanho ou cilindrada.
A resolução 886 publicada pelo Contran não traz mudanças nas regras relativas à primeira habilitação, renovação ou ainda ao acréscimo de uma nova categoria.
A nova CNH terá um QR Code que valerá para validação e armazenamento das informações do motorista, incluindo sua foto.
Enquanto junho não chega, continuam valendo as seguintes categorias:
O post CNH: novas categorias e classificação começam a valer neste ano apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui