Imagem por @freepik / freepik

Os juros abusivos são os valores cobrados em cima de contratos de crédito como financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, mas que estão acima do que a lei e o Banco Central recomendam.

A cobrança de juros abusivos pode aumentar, e muito, a dívida de uma pessoa, tornando o montante do valor praticamente impagável, sendo essa uma das  razões para as pessoas terem o seu CPF negativado. 

Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar pagar juros abusivos. Confira!

1- Atenção ao contrato

Ler com cuidado as cláusulas do contrato de empréstimo ou financiamento antes de assiná-lo é muito importante para evitar uma cobrança de juros abusiva.

Pois é neste documento, que deve ter a taxa de juros que você irá pagar e também o valor total a ser pago. O contrato representa oficialmente a existência da dívida, a promessa de pagamento do tomador.

Ele contém a assinatura de todas as partes que se comprometem através dele, seja quem pediu o empréstimo, ou quem está emprestando. Preste atenção na forma de pagamento, ou seja, o compromisso de quem pegou o empréstimo em quitar a dívida. Também registra em quantas parcelas o valor emprestado será pago e quais serão as datas de pagamento de cada uma delas.

Agora se você já assinou o contrato e só agora notou que está pagando juros abusivos, ainda existe uma saída. Você pode entrar na justiça com uma ação revisional de juros.

2- Confira a tabela de juros do banco Central

As taxas de juros dos bancos no Brasil possuem regras variáveis para serem definidas. O Banco Central disponibiliza uma tabela de juros que pode ser consultada pela internet. 

Algumas taxas de juros, como a taxa de juros consignado, possuem um teto dado que é relacionada a uma modalidade específica de empréstimos.

Outras taxas como a do cheque especial também possuem um teto, essas medidas funcionam para evitar taxas abusivas. Para não ter surpresas entre em contato com as instituições e faça um levantamento para saber se a taxa cobrada ao mês cabe dentro do seu orçamento. 

Através da calculadora do Cidadão do Banco Central, você pode calcular os juros de empréstimos e verificar se a taxa está dentro do permitido por lei.

3- Analise todas as alternativas disponíveis 

É fundamental analisar todas as alternativas disponíveis no mercado antes de realizar uma contratação definitiva. Inúmeras plataformas de crédito oferecem simulações gratuitas e calculadoras que permitem verificar o valor total de um serviço, já com os juros vigentes.

Fazendo assim, você poderá encontrar as melhores ofertas para o crédito que está procurando. Isso poderá reduzir as chances de acabar com juros abusivos no financiamento, empréstimo ou qualquer contratação que você precisar fazer.

 

O post Cobrança de juros abusivos: Saiba como evitá-los apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui