Artesãos e profissionais criativos de Prudentópolis (PR), cidade a 212 quilômetros de Curitiba, desenvolveram 42 novos souvenirs para o mercado do turismo local. Objetivo é alavancar a economia no município por meio das compras das pessoas que visitam a cidade em função da gastronomia, da cultura e das belezas naturais. Os objetos integram o Projeto SouPrudentópolis é resultado de uma parceria entre o Sebrae/PR e as secretarias municipais de Cultura e de Turismo e estão disponíveis em um catálogo.
A iniciativa contou com a adesão de 22 profissionais que integraram uma jornada de capacitações, com mentorias e consultorias, sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências e inovação no design, empreendedorismo e finanças, além de oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor, com cases de sucesso. “A jornada estimulou a inovação, o olhar para a cultura e o turismo. O SouPrudentópolis é o reconhecimento dos profissionais criativos que poderão agregar renda com os produtos e ainda promover a cidade”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.
A empreendedora Franciele Lopes atua há cinco anos como artesã na cidade e afirma que o projeto foi construtivo e que vai colher bons frutos com as consultorias. “Tive um salto na quantidade de produtos, pois além dos que eu apresentei pelo projeto, como os copos em MDF, luminária e cantil em porcelana para água benta, criei mais três, que são os ímãs de setas MDF, pop socket, necessaire e lápis personalizado”, conta.
Para a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, os novos produtos típicos e autênticos do município são fundamentais no fortalecimento da cadeia turística. “Os turistas terão a chance de adquirir produtos únicos que representam a identidade local. Hotéis e restaurantes também estão em contato com artesãos para encomendar essas lembranças especiais e produtos de qualidade”, frisa.
Sobre a cidade
Prudentópolis é conhecido como o município mais ucraniano do País. Além disso, é conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, com mais de cem quedas. A cidade se destaca ainda no setor agrícola como o maior produtor de feijão preto do Brasil e de salame cracóvia – embutido de carne de porco nobre defumada, que teve a receita criada por um morador local.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui